Saiba como escolher lâmpadas LED para cada necessidade

Diante da proibição da comercialização das lâmpadas incandescentes, as versões LED têm caído no gosto dos brasileiros. Disponíveis em diversos modelos, formatos e potências, os produtos têm se tornado a solução ideal para aplicação em ambientes comerciais e residenciais.

Além de contribuírem para a economia de energia e apresentarem maior vida útil, as lâmpadas LED podem ser aliadas importantes para a valorização da decoração dos espaços. Tatiane Quadrado, coordenadora da divisão de iluminação da Telhanorte, ensina como escolher o modelo ideal para necessidades diferentes.

Branca ou amarela? Assim como todos os demais itens de decoração que compõem o ambiente, as lâmpadas LED exigem cuidados e critérios antes da escolha. Identificar a temperatura ideal e correta para será determinante para a escolha do modelo. Para banheiros, áreas de serviço e cozinhas são indicadas lâmpadas brancas (luz fria), uma vez que são mais intensas.

Em espaços em que a prioridade é a manutenção do conforto e do aconchego, como, por exemplo, salas de estar, hall principal ou quartos, os modelos de luz amarela (quente) são as melhores alternativas.

Spot ou Painel? Uma maneira inteligente de utilizar as lâmpadas LED é aproveitar os efeitos proporcionados. A iluminação difusa é aquela que se espalha por toda a área, efeito proporcionado pelo modelo painel. Essa característica o torna alternativa para a substituição dos plafons e luminárias.

Caso a intenção seja inversa, ou seja, destacar um objeto ou espaço, a dica é apostar na iluminação de foco, proporcionada pelos modelos spots. Esses modelos têm ângulo de abertura, colaborando, por exemplo, na valorização de quadros, estantes, paredes decoradas ou algo que possa refletir diretamente no espelho. “É importante ressaltar que é essencial que essa opção atue, sempre que possível, de maneira integrada com pontos de iluminação difusa, pois um proposta complementará a outra”, destaca Tatiane.

Valorizando os espaços. Nas cozinhas, a dica é iluminar bem as bancadas de trabalho. Para isso, é necessário acrescentar pontos de luz com foco. Outra opção é utilizar fitas de LED embaixo dos armários.

Já nos quartos, é preciso tomar cuidado para não projetar luz na cabeceira da cama. A área pede pontos indiretos, que podem ser resolvidos com o uso de abajures nos criados-mudos. “É preciso também ter cuidado para não poluir visualmente o ambiente por meio da aplicação de uma série de painéis ou spots. Esses modelos devem ser instalados de maneira cuidadosa e estratégica, visando somente destacar ou ampliar a iluminação do espaço”, alerta a especialista.


Golden lança Luminária LED 55% mais econômica que a fluorescente

A Lâmpadas Golden lança sua linha de luminárias LED com produção em solo brasileiro. Trata-se da Luminária Easy, que já vem com duas lâmpadas Ultraled tubular T8 certificadas e o Selo Procel que atesta o baixo consumo de energia, nas opções 18W e 36W. Elas equivalem a duas fluorescentes de 18/20W e 36/40W respectivamente.

A Ultraled tubular é 55% mais econômica do que a tubular fluorescente, com a vantagem adicional de não conter mercúrio, o que permite seu descarte em lixo comum. Graças à tecnologia LED, não emite raio infravermelho nem ultravioleta.

Diferentemente das fluorescentes, a Ultraled aplicada na Luminária Easy dispensa o uso de reator e pode durar até 11 anos. O produto, de fácil instalação, permite a substituição das lâmpadas após o fim de sua vida útil, estimada em 25 mil horas.

Está disponível em dois tamanhos, 70 cm e 1,26 m, com temperatura de cor branca (6.500K), que é a mais usada em ambientes onde se exerce atividades, em função do que é ideal para aplicação em cozinhas, escritórios, lavanderias e garagens.

A lâmpada Luminária Easy da Golden poderá ser encontrada nas melhores lojas de materiais elétricos e home centers do Brasil. Para maiores informações contatar  vendas@lampadasgolden.com.br ou ligar no (11)2122-6666.


Feiras de iluminação em Hong Kong criam novas oportunidades para o mercado

A 19ª HKTDC Hong Kong International Lighting Fair – Edição de Outono ocorrerá entre os dias 27 e 30 de outubro, no Hong Kong Convention and Exhibition Centre (HKCEC). A HKTDC Hong Kong International Outdoor and Tech Light Expo terá a sua segunda edição realizada de 26 a 30 do mesmo mês, no AsiaWorld-Expo.

No ano passado, os dois eventos de iluminação apresentaram mais de 3.000 expositores de 37 países e mais de 50.000 compradores globais formando o maior mercado de iluminação do mundo com grandes oportunidades e uma plataforma ideal para entrar no Mercado internacional.

Na Lighing Fair (Edição de Outono), o Hall of Aurora é o centro das atenções, com marcas de primeira linha ao redor do mundo apresentando coleções sofisticadas de aplicações e acessórios de iluminação. Os compradores podem conhecer uma grande variedade de marcas de iluminação de todo o mundo, incluindo BJB, Blaupunkt, Philips, Ledus, Megaman and Viribright, entre outras.

A zona LED & Green Lighting exibe uma ampla gama de iluminação eficiente para uso commercial e residencial. No ano passado, esta zona atraiu mais de 1.000 expositores e foi a maior em escala na feira.

Em resposta à demanda crescente do mercado por iluminação LED, a zona LED Essentials foi recentemente configurada para exibir diferentes acessórios em iluminação LED.

Por conta dos conceitos de Smart City e Smart Home, a indústria tem sido pró-ativa em desenvolver sistemas de iluminação inteligente de ponta para uso commercial industrial e residencial, para acompanhar a tendência tecnológica. Por isso, na Lighting Fair (Edição de Outono) a zona Smart Lighting & Solutions exibe os últimos projetos de iluminação, softwares e sistemas de gerenciamento e painéis de controle.

Uma série de seminários e fóruns serão realizados durante as feiras para que os players da indústria possam se manter atualizados sobre as últimas tendências tecnológicas, desenvolvimento do mercado, e informações sobre testes e certificações, bem como para trocar ideias profissionais para planejamento estratégico de negócios.

A Hong Kong International Outdoor & Tech Light Expo será realizada ao lado da Eco Expo Asia, no AsiaWorld-Expo, de 26 a 29 de outubro de 2017. As três feiras concorrentes oferecem uma plataforma de negociação única para expositors e compradores, facilitando a colaboração entre setores e maximizando oportunidades.

SERVIÇO:

HKTDC Hong Kong International Lighting Fair (Autumn Edition) 2017

Data: 27 a 30 de outubro de 2017

Local: Hong Kong Convention & Exhibition Centre

Categorias de exposição: Itens essenciais do LED (Nova), Iluminação Comercial, Iluminação Residencial, LED & Iluminação Verde, Iluminação Inteligente & Soluções, Testes & Certificações, Serviço Comercial & Publicação.

Site: www.hktdc.com/hklightingfairae

HKTDC Hong Kong International Outdoor & Tech Light Expo 2017

Data: 26 a 29 de outubro de 2017

Local: AsiaWorld-Expo

Categorias de exposição: Soluções em Iluminação and Sistemas (Nova), Iluminação Externa, Iluminação Industrial e Profissional, Iluminação Publicitária.

Site: www.hktdc.com/hkotlexpo

Eco Expo Asia 2017

Data: 26 a 29 de outubro de 2017

Local: AsiaWorld-Expo

Site: www.ecoexpoasia.com


Soneres do Brasil apresenta nova página online

A Soneres do Brasil, multinacional portuguesa que atua desde de 2008 na área de iluminação nacional, está com uma nova página online. Moderno e simples de navegar, o site traz informações e detalhes dos principais cases projetados pela empresa, acesso fácil aos dados técnicos dos produtos e uma nova forma de relação com as mídias sociais.

Atualmente, com 130 colaboradores, a empresa atua principalmente com iluminação pública e iluminação de ambientes externos. “Estamos com boas perspectivas para o futuro, ultrapassada essa conjuntura negativa que o País passou nos últimos anos”, comenta André Neves, diretor da Soneres do Brasil.

A companhia também desenvolve um trabalho de pesquisa e desenvolvimento e todos os produtos são atualmente fabricados no Brasil. A Soneres possui mais duas empresas do grupo no País, inclusive uma que opera no setor de iluminação interna. Mais informações: www.soneres.com.br


Institutos Lactec são acreditados pelo Inmetro para ensaios em luminárias públicas com LED.

Os Institutos Lactec agora são acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) também para a realização de ensaios de certificação de desempenho e segurança em luminárias públicas com tecnologia LED, atendendo à Portaria nº 20/2017 do órgão.

A Portaria nº 20 do Inmetro, publicada em fevereiro deste ano, determina a obrigatoriedade da certificação de luminárias públicas com LED. O documento estabelece uma série de prazos para que fabricantes, importadores e comerciantes passem a utilizar apenas produtos certificados, de modo a evitar que luminárias de baixa qualidade sejam utilizadas na iluminação viária.

Revisado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro no dia 2 de agosto, o escopo da acreditação foi estendido ainda para ensaios de segurança com lâmpadas LED – os Institutos Lactec já eram acreditados para realização de ensaios de desempenho nesse tipo de produto.

A atualização do escopo de acreditação dos Institutos Lactec é resultado de uma auditoria realizada nos laboratórios e comprova que a empresa está apta a atender requisitos definidos por normas técnicas, demonstrando competência para realização dos ensaios.

Continuam mantidos todos os ensaios que já estavam vigentes para ensaios mecânicos, elétricos e magnéticos, térmicos, químicos e ópticos; além de calibrações em eletricidade, temperatura e umidade e tempo e frequência. Ao todo, os Institutos Lactec têm 272 ensaios acreditados.

Confira a lista de novos ensaios acreditados:

Luminárias LED

  • Potência total do circuito;
  • Fator de potência;
  • Corrente de alimentação;
  • Tensão e corrente de saída do dispositivo de controle durante a operação;
  • Classificação das distribuições de intensidade luminosa;
  • Temperatura de cor correlatada (TCC);
  • Índice de reprodução de cor (IRC);
  • Eficiência Energética;
  • Controle da distribuição luminosa;
  • Manutenção do fluxo luminoso da luminária – Desempenho do componente LED;
  • Manutenção do fluxo luminoso da luminária – Desempenho da luminária;
  • Qualificação do dispositivo de controle eletrônico CC ou CA para módulos LED;
  • Marcações;
  • Condições de operação / Acondicionamento;
  • Rigidez dielétrica;
  • Resistência de isolamento;
  • Corrente de alimentação/Tensão e corrente de saída;
  • Corrente de fuga;
  • Proteção contra choque elétrico;
  • Resistência ao torque dos parafusos e conexões;
  • Fiação interna e externa;
  • Resistência à força do vento;
  • Resistência à vibração;
  • Proteção contra impactos mecânicos externos;
  • Resistência à radiação ultravioleta (UV);
  • Grau de proteção.

Lâmpadas LED

  • Marcação;
  • Intercambialidade da base;
  • Proteção contra contato acidental com partes vivas;
  • Resistência de isolação e rigidez dielétrica após exposição à umidade;
  • Resistência à torção;
  • Resistência ao aquecimento;
  • Resistência à chama e ignição.

Saiba mais sobre o Laboratório de Luminotécnica


BIEL Light + Building divulga programação prévia de conferências

Entre os dias 13 e 16 de setembro, ocorrerá a 15ª edição da Bienal Internacional de la Industria Eléctrica, Electrónica y Luminotécnica (BIEL Light + Building). A exposição contará com uma completa programação paralela para difundir os avanços mais recentes da indústria. A Feira acontecerá no centro de exposições La Rural Trade Center, Buenos Aires (Argentina).

Um comitê técnico formado pelos principais representantes das entidades e das empresas do setor são os responsáveis pela programação técnica e pela convocação dos ministrantes das palestras. Esse ano, serão três painéis principais: Energia Elétrica, Iluminação e Eficiência e Segurança Elétrica.

No primeiro dia do evento, será feita uma análise da atual situação das energias renováveis, sua integração com a rede, oportunidade e desafios do setor. Também serão debatidas as redes inteligentes, aspectos econômicos da transmissão de energia em longas distâncias etc.

Já o segundo dia será focado para as discussões voltadas ao setor de iluminação, trazendo temas, como iluminação LED, iluminação pública e sua relação com o meio ambiente, sistemas de telegestão etc. A última jornada será focada nas questões de segurança elétrica, como relação entre eficiência energética e qualidade de energia, distribuição em média tensão em edifícios para reduzir perdas, entre outros temas.

A programação completa e mais informações podem ser encontradas no site: www.biel.com.ar

Serviço

Evento: BIEL Light + Building Buenos Aires

Data: 13 a 16 de setembro de 2017

Local: La Rural Predio Ferial (Buenos Aires)


« Previous Entries

Powered by Wordpress | Designed by Elegant Themes