LED – A luz dos novos projetos é a nova obra de Mauri Luiz da Silva

LEDs representam uma nova forma de luz. E Mauri Luiz da Silva – especialista em Iluminação – com incontável número de palestras e cursos ministrados sobre luz e seus efeitos, aborda o tema com sua forma de escrever que é, ao mesmo tempo, técnica e de fácil compreensão. Portanto, este livro é indicado para estudantes, profissionais da luz, instaladores, vendedores e compradores de produtos de iluminação e todos os que se interessam pelo tema.

Nesta terceira obra sobre iluminação – que é o sétimo livro de sua carreira −, Mauri traz informações para que essa novidade luminosa, utilizada com conhecimento, ajude a construir ambientes que tragam conforto às pessoas. A iluminação deve servir aos seres vivos, transformando ambientes e melhorando suas emoções na incessante busca de uma melhor qualidade de vida.

Leiam e constatem que, efetivamente, o LED é a luz dos novos projetos.

Sumário:

Introdução – 11;
Fontes de luz -13;
LED – definição – 17;
História – 19;
LEDs de sinalização -25;
LEDs de potência – 27;
A formação  da luz no LED – 29;
Montagem  de um LED – BIN? – 39;
Construindo um LED – 43;
Equipamentos  auxiliares – 47;
Gerenciamento térmico nos LEDs – 53;
Ótica – 57;
Controle e softwares – 61;
Mitos e verdades sobre LEDs – 65;
Eficência luminosa – consumo de energia – 71;
Principais  vantagens  dos LEDs – 77;
Os LEDs e a ecologia – 81;
Obras e projetos – 87;
Preocupação com a saúde – 91;
OLEDs: LEDs orgânicos – 93;
Ambiente iluminado com LEDs – 97;
Perguntas  e respostas – 121;
Uma divina luz – 129;
Importante informação  de ordem profissional – 135;
Considerações finais – 137

Quer Compar? http://www.lightingnow.com.br/livraria.php


Você sabe como economizar energia?

O especialista de iluminação na empresa Lâmpadas Golden, Leandro Barros, dá dicas sobre economia de energia e mostra que soluções simples podem diminuir bastante a conta de luz.

Não escolher o produto pelo preço é a primeira dica. O cliente entra na loja e encontra uma enorme variedade de produtos, preços e, consequentemente, qualidade. Porém, a economia na compra não significa a economia no consumo de energia. O dito popular ”o barato pode sair caro” deve ser levado em conta.

A tecnologia também tem que ser observada. Lâmpadas com tecnologia mais antiga iluminam menos, consomem mais energia e tem uma vida útil pequena. As lâmpadas fluorescentes compactas, por exemplo, tem mais eficiência energética, economizam energia na comparação com as tradicionais e têm durabilidade de até 6 mil horas. Mais vantagens ainda têm a lâmpada LED que, além de reduzirem em até 80% o consumo de energia, emite mais luminosidade e chega a durar de 20 mil a 50 mil horas.

Preste atenção na potência da lâmpada. Uma lâmpada com mais potência gasta mais energia, o que significa uma conta de luz mais alta no final do mês. Há lâmpadas que tem menor potência e diminuem o consumo de energia em até 5 vezes. Com a economia, o investimento inicial na compra da lâmpada é pago em até três meses.

Outra dica é observar o tempo de duração do produto. Lâmpadas incandescentes são mais baratas, mas duram menos. Uma lâmpada incandescente tem a vida útil limitada a mil horas, a fluorescente compacta dura em média 6 mil horas e a LED entre 20 mil e 50 mil horas. Ou seja, calcule quantas lâmpadas deverão ser substituídas em determinado período para cada modelo usado e faça as contas. A durabilidade de todos os produtos está identificada no rótulo.

Sendo assim, consumidor, fique atento e economize!

Fonte: Blog Expolux / Editora Lumiére


Lâmpadas Golden aposta na força do LED na 20ª Feicon

A tecnologia LED vem com força total na Feicon

Apostando no potencial do LED, que deve representar 50% do volume de vendas de produtos de iluminação nos próximos cinco anos, a Lâmpadas Golden marca mais uma vez presença na Feicon com 80% de seus lançamentos em 2012 voltados a esta nova tecnologia.

A grande novidade deste ano é a linha Extreme LED, desenvolvida para atender o mercado profissional. Ela contempla um total de 36 lançamentos, divididos em quatro áreas de aplicação: LED Iluminação Pública, LED Gas Station e Tunel (destinada a grandes áreas que precisam aliar economia com baixa manutenção), Downlight (sistema de iluminação que pode ser conectado diretamente à rede e aplicável em lojas, escritórios e fábricas) e Retrofit Plug-in (que permite usar a tecnologia LED no lugar das lâmpadas tradicionais incandescentes, halógenas e dicróicas).

Junto com esta linha de produtos de alto desempenho destinada a especificadores, a Golden disponibilizará uma gama de serviços agregados. Na avaliação do diretor da divisão LED da Lâmpadas Golden, “o departamento atuará como suporte especializado para áreas específicas que demandam orientação em sistemas de iluminação sob a ótica de soluções com garantia de eficiência energética, durabilidade e sustentabilidade”. Entre os serviços agregados destacam-se avaliação luminotécnica, projeto luminotécnico e cálculo do retorno do investimento.

Para o consumidor final a novidade fica por conta da linha Ultra LED, que chega com dois novos modelos mais duráveis, eficientes e acessíveis economicamente. A nova Ultra LED MR 16 como alternativa mais econômica em substituição às dicroicas halógenas. A Ultra LED A19 com seu formato oval ideal para substituição de lâmpadas tradicionais incandescentes.  Outra novidade são as fitas LED IP 20 flexível indicadas para iluminação decorativa.

Ao final dos próximos cinco anos estima-se que a nova tecnologia LED deverá representar 50% do valor das vendas de produtos de iluminação no Brasil. Esta tendência tem feito a Golden investir fortemente nesta tecnologia, que hoje representa cerca de 10% dos negócios da empresa com a meta crescer 50% no próximo ano.

Segundo o executivo, “o Brasil tem um grande necessidade de investimentos em infra-estrutura e habitação para boa parte da população. Além disso, 2012 é ano eleitoral e, tradicionalmente, muitos investimentos costumam ser feitos no primeiro semestre”, finaliza Cricci.

Neste ano o estande da Golden reunirá estímulo sensorial, através de ambientes simulados de aplicação para cada um de seus produtos, com show room para visitação.

O estande da Lâmpadas Golden na FEICON vai estar na Rua L, número 78.

Sobre a Lâmpadas Golden

A Lâmpadas Golden é uma empresa de iluminação que atua no mercado brasileiro desde 1990, reconhecida por oferecer uma vasta gama de produtos que tem como compromisso a eficiência energética. Assentada nos pilares tecnologia, qualidade, capacitação, sustentabilidade, economia e inovação, o compromisso da Golden é oferecer soluções sustentáveis em iluminação, com produtos que aliem durabilidade com melhoria do fluxo luminoso e menor consumo de energia.

Seu departamento de Engenharia e Gestão da Qualidade, que atua em sinergia com as unidades fabris parceiras, dispõe de estrutura e profissionais para garantir aos seus produtos 100% de conformidade com as normas técnicas brasileiras em vigor. Além de produtos voltados ao segmento comercial, industrial, residencial, empresarial e de iluminação pública, a Golden inova ao desenvolver uma estrutura para atender a demanda de um público especializado. Uma equipe altamente qualificada se dedica exclusivamente ao estudo e aprimoramento da tecnologia LED, focando no segmento de LEDs de alta potência, com a família EXTREME. A iniciativa vem para promover uma aproximação da marca ao especificador, contribuindo para atender a demanda de várias áreas que exijam maior eficiência, design e mais qualidade.

O Centro de Treinamento da Golden, criado em 2008, é referência na capacitação de profissionais que atuam na área de iluminação. Mais de 10 mil pessoas já passaram pelos cursos presenciais da Golden por todo o país, que em 2012 inova ao investir na plataforma para e-learning.

Os produtos incluem uma série completa de lâmpadas de halogênio, lâmpadas fluorescentes compactas e fluorescentes tubulares, lâmpadas de descarga (metálica, mista, mercúrio e sódio), acessórios, transformadores, refletores e fontes, além da linha de LED.

A empresa também é associada da Abilumi (Associação Brasileira de Importadores de Produtos para Iluminação) e membro do Green Building Council Brasil.

Saiba mais sobre a Lâmpadas Golden no site www.lampadasgolden.com.br e conheça as novidades e tendências do mercado de iluminação no blog www.golden.blog.br


LEDs são a solução para a Poluição Luminosa?

Muitas vezes não percebemos que toda a luz que ‘vai para o céu’ representa desperdício de energia, cerca de US $ 2,2 bilhões por ano nos EUA. A poluição luminosa não faz apenas subir as contas de energia elétrica e aumentar as emissões de carbono, também interferem em ecossistemas e obscurece a nossa visão dos céus, além de alterar nosso Ritmo circadiano*.

Das cerca de 7.000 estrelas que são brilhantes o suficiente para serem detectadas pelo olho humano em cada hemisfério, apenas cerca de 800 delas são visíveis com a moderada poluição luminosa encontrada nos subúrbios americanos e 25 são visíveis no coração das maiores cidades. Este é um problema que temos trazido a nós mesmos. Devemos nos perguntar: precisamos ver estacionamentos do espaço sideral? Felizmente, a tecnologia de iluminação pode resolver muitos destes problemas.

Tim Miller, da GE, diz que LEDs e sistemas inteligentes de iluminação podem trazer de volta o céu noturno. Sua solução? LEDs. Diodos emissores de luz diminuem o consumo de energia em cerca de 70% do que as mais comuns tecnologias de iluminação ao ar livre atuais.

Eles também reduzem componentes da poluição luminosa.

1. Diminuir os níveis de iluminação

“A maioria das instalações são mais iluminadas do que deveriam”, diz Miller. Há duas causas para isso. Primeiro: os varejistas querem seus estacionamentos bem claros. Em segundo lugar, é difícil de se alcançar uniformidade na iluminação. Uniformidade é o brilho que uma lua cheia emite sobre todos os objetos em uma noite sem nuvens. Em muitos estacionamentos, diz Miller, eles podem ser brilhantes como o dia sob um poste de luz ”, mas ao se dirigir para outro angulo, é insuficiente.” Com lampadas com alta intensidade de descarga (HID), a tecnologia de iluminação comumente usada ​​em estacionamentos, a taxa de uniformidade é de 10 ou 20/1 a partir do ponto mais brilhante ao mais obtuso. Com LEDs, a relação entre o ponto mais brilhante ao mais obtuso local é de cerca de 2/1. Melhor uniformidade significa que menos luz é necessária para iluminar uma área.

2. Diminuir luzes para o alto

Estacionamentos grandes são frequentemente visíveis a quilômetros de distância, porque muitas de suas luzes vao para o céu ao invés de focar no asfalto abaixo. Isso é chamado de uplight, e é frequentemente o resultado dos refletores em lâmpadas HID. LEDs não têm esse problema porque, ao contrário de fontes incandescentes e flurorescentes, não precisam de refletores para concentrar o foco em uma direção.

3. ‘Luz de intrusão’
Luz de intrusão é a luz indesejada que entra em outra propriedade. Essa luz é, por definição, desperdício de energia e irrita vizinhos. Muitos municípios têm leis limitando o brilho fora da propriedade. A LEED – padrão de construção sustentável – atribui pontos para limitação de luz. Luzes direcionais, como LEDs, são o remédio.

4. Brilho limite
Não há uma boa medida para o brilho limite de uma aplicação, pois depende da sensibilidade de quem o vê. Mas Miller define-o assim: Você está dirigindo por uma estrada escura e vê uma enorme loja. ”Ele desvia sua atenção do foco na auto-estrada”, diz Miller. Este brilho intenso é agravado quando há uma única fonte de luz.

* Ritmo circadiano, ou ciclo circadiano, designa o período de aproximadamente um dia (24 horas) sobre o qual se baseia todo o ciclo biológico do corpo humano e de qualquer outro ser vivo, influenciado pela luz solar. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília, passando pelo crescimento e pela renovação das células, assim como a subida ou descida da temperatura. )

Fonte: LedNews


OSRAM lança reator eletrônico a custo de magnético

Linha POWERTRONIC PTz possui todos os benefícios da linha eletrônica e chega ao Brasil com preço menor que seus antecessores.

A multinacional OSRAM acaba de trazer ao Brasil sua solução mais moderna em termos de reatores eletrônicos para lâmpadas de vapores metálicos: a linha POWERTRONIC PTz. O modelo possui todas as vantagens dos reatores da mesma linha, com o benefício de seu custo inicial ser menor que a geração anterior.

O gerente de Produto da OSRAM, Ronald Leptich, explica a estratégia da companhia para este lançamento. “Estamos investindo nossas fichas nesta tecnologia, que chega ao mercado brasileiro agora para, muito provavelmente, se tornar referência no que tange à tecnologia dos reatores de lâmpadas de vapores metálicos”, afirma o gestor, referindo-se à novidade do mercado nacional.

Vantagens para utilização

A aplicação do POWERTRONIC PTz vai desde ambientes comerciais, como lojas e escritórios, até espaços que utilizam lâmpadas com alto grau de luminosidade, como prédios públicos e grandes galpões industriais. Além de ter instalação fácil e autoexplicativa, com sistema plug & play, a tecnologia trabalha com alto fator de potência e tem dimensões menores que as convencionais, além de ser mais leve, o que a permite ser instalada em uma gama de espaços.

De acordo com os especialistas da OSRAM, quando instalada ela é capaz de gerar até 20% de economia de energia e fornecer um aumento de 30% na vida útil da lâmpada. Além disso, seu sistema de segurança faz com que, em caso de pane, a lâmpada seja desligada automaticamente, o que evita acidentes. Por fim, ao ser instalado, o POWERTRONIC PTz oferece uma melhor estabilização das cores das lâmpadas e inibe a cintilação da sua luminosidade, proporcionando ao ambiente uma luz estável e, consequentemente, muito mais agradável.

POWERTRONIC X reator magnético


Ficha Técnica

Potências: 35 e 70W

Tensões: 220 – 240V

Frequência: 50 / 60 Hz

Corrente de entrada [A]: 0,36

Frequência de Operação: 200 Hz

Vida Útil: 20 mil horas

Fonte: Assessoria de Imprensa Osram


« Previous Entries

Powered by Wordpress | Designed by Elegant Themes