Lançamento da GE na Expolux.

Conheça os lançamentos que a GE mostrou na Expolux 2012.

GE Infusion

A família de módulos LED Infusion™ é a última novidade em soluções LED para o comércio, hotéis e escritórios. Os módulos intercambiáveis foram desenvolvidos para facilitar futuras trocas por modelos mais novos ou eficientes de uma forma rápida e simples. O Infusion™ cabe na palma da mão e possui um sistema de encaixe que permite a sua fácil instalação e manutenção, além de ampliar as suas possíveis aplicações e tornar o uso de LEDs mais acessível aos consumidores. Com uma gama de opções de temperatura de cor (de 2700K a 4000K), e de luz emitida, os módulos   LED Infusion™ oferecem flexibilidade no design e criação de ambientes.

Família LED EvolveTM

A família LED EvolveTM da GE oferece uma linha completa de luminárias para iluminação de avenidas, parques, grandes áreas externas e ambientes comerciais, como vias e estacionamentos. Além da economia de mais de 50% no consumo de energia quando comparada a tecnologias tradicionais como HID,  a longa vida útil das luminárias LED LED EvolveTM contribui para uma redução significativa na freqüência da manutenção e consequentemente, nos seus custos.

Uma das grandes novidades desta linha são as versões modulares para vias públicas e grandes áreas. A Evolve ™ LED Area Light modular por exemplo, apresenta um design que permite 34 combinações fotométricas em duas temperaturas de cor (4000K e 5700K). A versão modular da EvolveTM Cobrahead oferece quatro tamanhos e seu design ótico permite dirigir a luz exatamente onde é necessária com alta uniformidade e eficiência, o que reduz o desperdício de luz que pode levar ao excesso de sombras (efeito conhecido como zebramento) e também de consumo de energia.

A família LED EvolveTM da GE  combina economia de energia, menor custo de manutenção e vida útil de até 50.000 horas (aproximadamente 11 anos considerando 12 horas de uso diário).

LED Lumination

A família de luminárias LED Lumination® da GE alia eficiência energética e sofisticação. Os painéis de LED emitem luz completamente uniforme, e em suas versões embutidas ou suspensas, são uma solução viável para o uso geral em ambientes comerciais e residenciais. Quando apagadas, as luminárias dão a sensação de ausência de fonte de luz e se integram ao design do teto oferecendo aos profissionais de iluminação e ao usuário final a capacidade de criar estilos inovadores e personalizados para as suas necessidades de iluminação e as diferentes aplicações.

Quanto ao seu desempenho, quando comparada às lâmpadas fluorescentes, as

luminárias LED Lumination® da GE oferecem maior vida útil, perfil mais fino, forma inovadora, melhor controle como a sua capacidade de regular a luminosidade (dimerizável) e estilo arquitetônico incomparável.

Fonte: Assessoria de Imprensa GE


Universidade Federal de Juiz de Fora ganha iluminação LED

A nova iluminação diminuiu o consumo de energia em 45%,  valorizou o ambiente urbano e trouxe mais segurança para alunos, professores e funcionários

São Paulo, 25 de Abril de 2012 – Os alunos, professores e cientistas que frequentam o campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já notam grande diferença nas vias que circundam os prédios e entorno da Faculdade de Engenharia local. A melhoria nas condições de segurança e o embelezamento da paisagem urbana estão associados à instalação de 44 novas luminárias de LEDs da GE (diodos emissores de luz) na via principal que circula os edifícios. Este projeto piloto de substituição das antigas fontes de luz de vapor de sódio por luminárias LED também resultou em uma redução de aproximadamente 45% no consumo de energia e faz parte de um convênio de cooperação técnica entre a instituição e a Eletrobras por meio do Fundo de Desenvolvimento Tecnológico.

Na fase preliminar do projeto, foram realizados diversos estudos, medições e análises pelo NIMO (Núcleo de Iluminação Moderna), com bolsistas selecionados, incluindo um aluno de doutorado, dois de mestrado e cinco da graduação. “O projeto ficou muito bonito e valorizou o ambiente urbano e arquitetônico da universidade. Em mais de seis meses de testes, as luminárias escolhidas resistiram a várias tempestades, descargas eletromagnéticas, surtos de tensão e continuaram funcionando perfeitamente. São realmente robustas”, analisa o coordenador do NIMO (Núcleo de Iluminação Moderna), Professor Henrique A. C. Braga.

As luminárias LED instaladas são do modelo Cobrahead A3 da famíla de produtos EVOLVE™ da GE e possuem um sistema ótico que proporciona alta uniformidade luminosa, controle contra ofuscamento e excelente reprodução de cores. A distribuição otimizada dos LEDs no conjunto ótico permite níveis de iluminação de 9.600 lúmens em fotometria assimétrica aberta, com uma temperatura de cor de 6000 K. “Estas características colaboram para a melhor visibilidade e o aumento da segurança no tráfego tanto de pedestres como de veículos”, explica Luciano Rosito, engenheiro de especificação da GE Iluminação responsável pelo projeto. “Outra característica importante é a durabilidade do sistema de mais de 50 mil horas de vida útil, ou seja, em torno de duas a três vezes mais alta que a tecnologia de vapor de sódio antes instalada (24 mil horas de vida mediana), o que reduz consideravelmente os custos e transtornos relacionados à manutenção e troca de lâmpadas”, conclui.

Por tratar-se de um centro de pesquisa científica que é referência no país, a mudança na iluminação da Universidade traz à tona a discussão sobre a necessidade de atualização dos sistemas de iluminação no Brasil.

O novo projeto de iluminação da UFJF será apresentado pelo Engenheiro Luciano Rosito em conferência durante a Expolux, Feira Internacional da Indústria de Iluminação, que acontecerá em São Paulo de 24 a 28 de abril.  A palestra de Luciano Rosito ocorre todos os dias da feira, entre 18:00 horas e 18:30 horas e incluirá vários cases de iluminação pública no Brasil e na América Latina. A GE Iluminação, como parceira do Brasil no desenvolvimento de infraestrutura, estará presente mostrando inovações em soluções para iluminação residencial, industrial, comercial e pública tanto para interiores como para exteriores.

Sobre a Universidade Federal de Juiz de Fora

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é uma instituição brasileira de ensino superior situada na Zona da Mata de Minas Gerais, na cidade de Juiz de Fora. A UFJF foi criada em 1960 por ato do então Presidente Juscelino Kubitschek, a fim de tornar-se um pólo acadêmico e cultural de uma região de 2,5 milhões de habitantes no Sudeste do Estado de Minas Gerais que tem como centro a cidade de Juiz de Fora. A UFJF reúne na atualidade 16 unidades acadêmicas, agregando 36 cursos de graduação, 25 cursos de mestrados acadêmicos, três mestrados do tipo profissional e nove cursos de doutorado. São quase 20 mil estudantes no total, sendo que a pós-graduação conta com 1.100 alunos matriculados. Em 2010 foram disponibilizadas 338 bolsas de mestrado e doutorado. Foram aprovadas 286 publicações em 2009, entre dissertações e teses, com mais de 800 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

Além de atrair estudantes do Brasil inteiro, desenvolve um eficiente programa de intercâmbio, que, em 2010, recebeu 26 estrangeiros oriundos do Japão, Canadá, Equador, Colômbia, Angola, Congo, Gana e Cabo Verde. Por outro lado, 131 alunos selecionados seguiram para 32 instituições de ensino da Europa, América do Norte e Ásia.

A UFJF conta com um programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Engenharia Elétrica desde o ano 2000. É neste contexto que se insere o Núcleo de Iluminação Moderna (NIMO), que é o braço científico e acadêmico do presente projeto.

Sobre a Eletrobas

A Eletrobras é uma empresa de capital aberto, controlada pelo governo brasileiro, que atua nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Com foco em rentabilidade, competitividade, integração e sustentabilidade, a companhia lidera um sistema composto de 12 subsidiárias, uma empresa de participações (Eletrobras Eletropar), um centro de pesquisas (Eletrobras Cepel) e metade do capital de Itaipu Binacional. A capacidade geradora da Eletrobras, incluindo metade da potência de Itaipu pertencente ao Brasil, é de 42.302 MW, correspondentes a 36% do total nacional. As linhas de transmissão têm 54.104,94 km de extensão, representando cerca de 56% do total das linhas do Brasil.”

Sobre a Expolux

A Feira Internacional da Indústria da Iluminação é a principal mostra do mercado para profissionais que, em suas atividades, necessitam entrar em contato com tendências e novas tecnologias, que cercam o universo da iluminação.  São arquitetos, engenheiros, lojistas, compradores da indústria da construção, decoradores, entre outros que têm a oportunidade de conhecer em primeira mão as novidades reservadas pelo setor para este grande evento. Um evento bienal que atualiza o mercado apresentando produtos desenvolvidos com tecnologia de ponta, além de ser uma grande vitrine em funcionalidade e design.
13ª Feira Internacional da Indústria da Iluminação

Data: 24 a 28 de Abril de 2012

Horário: Terça a Sexta das 10h às 19h e Sábado das 9h às 17h

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Branco e Verde

Fonte: Assessoria de Imprensa GE


Lâmpada de LED Philips que ganhou o L Prize já está a venda nos EUA.

A gigante holandesa Philips anunciou que sua lâmpada de LED que ganhou o L Prize já está a venda nos EUA. O lançamento, coincidiu com o Earth Day 2012, celebrado no último domingo, dia 22. A lâmpada consome apenas 10W e substitui uma lâmpada incandescente de 60W, produzindo a mesma quantidade de luz, e com vida útil de 20 anos (!). A lâmpada, que tem (salgado) preço inicial de $50, deve cair para $22 até o ano que vem – uma das exigências do L Prize.

A Bright Tomorrow Lighting Prize foi uma competição realizada pelo departamento de energia americano para desenvolvimento de fontes alternativas de iluminação. A Philips tem agora que diminuir o preço do produto para $22 para atender a exigência do concurso. Porém, mesmo com o preço de $22, a competição continua com as incandescentes, que custam apenas $1, e as fluorescentes que custam $5 em média, e duram cerca de 10.000 horas.

A economia de energia gerada pelo uso da nova lâmpada, porém, é gigante, e a Philips ressalta que ao utilizar esta por 4 horas diárias, elas podem economizar $8 por ano em eletricidade, e, ao somarmos todos os anos de vida útil da lâmpada, pode-se fazer uma economia total de $160 (!) dólares. Isso além do fato de não ter que se preocupar em trocar lâmpadas, ou se preocupar com metais pesados, já que lâmpadas de LED não os contém.

A empresa acresentou, ainda, que se todas as lâmpadas incandescentes americanas fossem substituidas pelo seu novo produto, os Estados Unidos economizariam 35 Terawatt-hora, ou o equivalente a 3.9 bilhões de dólares em um ano e evitaria a emissão de 20 milhões de toneladas de carbono.

A transição de lâmpadas incandescentes para outras mais eficiêntes já está em andamento graças a Energy Independence and Security Act, de 2007, que proibiu a fabricação e importação de lâmpadas de 100 watts ou mais no mercado americano, e introduziu uma agenda para substituição de todas as incandescentes de 40W ou mais em 2014, de acordo com o Washington Post.

Fonte: LedNews


Conhecidos ontem (24.04.2012) os vencedores do Prêmio Abilux Design de Luminárias 2012

Mais de 90% das luminárias inscritas apresentaram tecnologia para o uso de LEDs

Foram conhecidos no dia 24 de abril, em São Paulo (SP), durante cerimônia realizada na 13ª Expolux, os ganhadores do Prêmio de Design de Luminárias 2012 promovido pela Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação). Uma das edições mais concorridas desde a sua criação, o Prêmio teve inscrições recorde: 147 produtos (em 2010 foram inscritas 104 peças). Foram premiados 40 produtos e 17 empresas.

Design diferenciado, predominância de novas tecnologias e de novos materiais, qualidade na fabricação e respeito às normas técnicas vigentes estavam presentes nas peças inscritas. Em mais de 90% das luminárias apresentadas foi possível identificar que designers e indústrias desenvolveram tecnologia para o uso de LEDs.

Os participantes concorreram em doze categorias e a um prêmio especial. Os três primeiros colocados de cada uma delas receberam troféu, certificado e selo, observando-se o seguinte critério: troféu, certificado e selo para o primeiro lugar e certificado e selo para os segundos e terceiros lugares. O vencedor do Prêmio Especial “Conservação de Energia” recebeu troféu, certificado e selo.

O júri do Prêmio Abilux Design de Luminárias 2012 foi composto pelo  presidente do Isac Roizenblatt e pelos jurados: Auresnede Pires Stephan;  Cyntia Malaguti; Henrique Praxedes; Luis Emiliano Costa Avendaño; Marcelo Sigoli; Marcos Rocha; Marisa Ota; Roberto Galisai; Teresa Cristina Vannucci Gouvêa e Vanderlei Meireles.

Todos os produtos premiados ficarão expostos no estande da Abilux durante a 13º Expolux que acontece de 24 a 28 de abril de 2012, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

O Prêmio Abilux Design de Luminárias conta com a parceria do SENAI/SP.

Luminária Maestra, da Intral, levou o Prêmio Especial “Conservação de Energia”

A equipe de Engenharia e Produto e P & D da Intral conquistou, com a Luminária Pública LED Maestra, o prêmio Especial “Conservação de Energia” do Prêmio Abilux Design de Luminárias 2012.

Com design inovador, que propicia conservação de energia sem sacrificar o desempenho,  a harmonia do ambiente e a segurança do usuário, além de reduzir significativamente a manutenção na instalação da iluminação, a Maestra oferece ótima distribuição fotométrica graças ao uso de diferentes tipos de lentes que possibilitam uma melhor uniformidade da luz, redução do ofuscamento e obtenção de diferentes classificações fotométricas.

Outras características:

  • Maior versatilidade de potências e fluxo luminoso: com o uso de diferentes drivers de controle da corrente e de painéis com diferentes quantidades de LEDs.
  • Excelente eficiência energética: através do uso de LEDs da Lumiled e de Driver Intarl.
  • Inovador gerenciamento térmico dos LEDs. Além do design do corpo da luminária em alumínio injetado ter sido realizado com base em software de última geração para gerenciamento térmico, a luminária conta com um recurso conhecido como Thermal Foldback que utiliza sensores de temperatura junto aos LEDs, que limita a potência fornecida a eles caso a temperatura exceda um limite de segurança estipulado, até que a luminária volte a condição normal de operação.
  • Grau de proteção da luminária IP66: protegendo o compartimento óptico, do Driver e outros componentes elétricos contra as intempéries do ambiente externo, aumentando a confiabilidade e durabilidade da luminária.
  • O corpo da luminária, tampa e caixa do Driver são fabricados em alumínio, além de proporcionar uma ótima dissipação, é um material 100% reciclável e, portanto, ambientalmente sustentável.
  • A luminária apresenta expectativa de vida de 70.000 horas1, não necessitando a manutenção dos componentes elétricos, economizando tempo e dinheiro no sistema de iluminação.
  • A luminária foi projetada, para possibilitar a abertura da tampa através de fechos frontais e laterais, para facilitar a instalação e, também, prevendo a substituição do sistema óptico e eletrônico caso seja necessário em função das constantes evoluções no melhoramento das eficiências luminosas dos LEDs.
  • Design e desenvolvimento do produto 100% nacional, alinhado às necessidades e especificidades do mercado nacional.

1Considerando L70, conforme normativa LM80, esta designação significa que após o número de horas indicado a luminária mantém 70% do fluxo luminoso inicial.

Os Vencedores por categoria:

Categoria:

2.1 Residencial para Teto

1º. LUGAR

Produto: Pendente Bellatrix

Empresa: Acrílicos Santa Clara

Designer: Mayla Moser

1º. LUGAR

Produto: 4501 – Pendente Mix Metal

Empresa: Munclair Metalurgia

Designer: Equipe Munclair

2º. LUGAR

Produto: 4522 – Pendente Collor Mix

Empresa: Munclair Metalurgia

Designer: Equipe Munclair

3º. LUGAR

Produto: Luminária de Embutir Modelo – 8081

Empresa: Metalúrgica Bonin

Designer: Equipe P&D Bonin

3º. LUGAR

Produto: Pendente OVNI

Empresa: Directlight

Designer: Equipe Directlight

3º. LUGAR

Produto: Blind

Empresa: Iluminar

Designer: Equipe Iluminar

Categoria:

2.2 Residencial para Piso

1º. LUGAR

Produto: Luminária RGB Leaf

Empresa: Directlight

Designer: Equipe Directlight

2º. LUGAR

Produto: Luminária BILBOQUÊ

Empresa: Móveis Schuster

Designer: Eduardo Baroni

Categoria:

2.3 Residencial para Parede

1º. LUGAR

Produto: Leg 90

Empresa: Iluminar

Designer: Francisco Terroba

2º. LUGAR

Produto: Kubi Arandela

Empresa: Miralux

Designer: Chirs Larbig – Juliana Iwashita kawasaki

3º. LUGAR

Produto: Arandela Quadrada Sygon

Empresa: Sygon Technologies

Designer: Pedro Retes – Marcelo Marques – Equipe de Engenharia

Categoria:

2.4 Residencial para Mesa

1º. LUGAR

Produto: Luminária de Mesa Batucada

Empresa: VR LUX Industrial

Designer: Brunno Jahara

2º. LUGAR

Produto: Table Led

Empresa: Vertex

Designer: Equipe Tecnica Utiluz

3º. LUGAR

Produto: Duo LED

Empresa: Solar Iluminação

Designer: Tom Green

Categoria:

2.5 Residencial para Jardins e Áreas Externas

1º. LUGAR

Produto: SpotLED 1 Jardim

Empresa: Directlight

Designer: Equipe Directlight

2º. LUGAR

Produto: Pendente Phobos

Empresa: Geo Luz e Cerâmica

Designer: Mauricio D´avila

3º. LUGAR

Produto: Unha da Gata

Empresa: O2 Led Illumination

Designer: Juarez Bizarro

3º. LUGAR

Produto: SpotLED 3 Jardim

Empresa: Directlight

Designer: Equipe Directlight

Categoria:

2.6 Comercial para Bancos, Escritórios e etc

1º. LUGAR

Produto: Luminária D’Art

Empresa: Miralux

Designer: Equipe de Desenvolvimento ITAIM

2º. LUGAR

Produto: Duetto e Duetto B

Empresa: Iluminar

Designer: Ronaldo Mafra

3º. LUGAR

Produto: Luminária OVNI suspensa

Empresa: Directlight

Designer: Equipe Directlight

3º. LUGAR

Produto: Riquadra

Empresa: Vertex

Designer: João Francisco Adami Tcacenco e Equipe Técnica Utiluz

Categoria:

2.7 Comercial para Lojas, Shoppings, etc.

1º. LUGAR

Produto: Pendente Eclipse I

Empresa: VR LUX Industrial

Designer: Harry Allen

2º. LUGAR

Produto: Luminária de Embutir Modelo 8091

Empresa: Metalúrgica Bonin

Designer Equipe P&D Bonin

3º. LUGAR

Produto: Luminária G-Led S80

Empresa: Guarilux

Designer: Edison Marques de Oliveira

Categoria:

2.8 Industrial

1º. LUGAR

Produto: LX-4R

Empresa: Guarilux

Designer: Edison Marques de Oliveira

2º. LUGAR

Produto: Kuai Zi

Empresa: O2 Led Illumination

Designer: Juarez Bizarro

3º. LUGAR

Produto: LHB

Empresa: Guarilux

Designer: Edison Marques de Oliveira

Categoria:

2.9 Vias Públicas

1º. LUGAR

Produto: Luminária Calix 120

Empresa: Vertex

Designer: João Francisco Adami Tcacenco e Equipe Técnica Utiluz

2º. LUGAR

Produto: Luminária Pública LED – Maestra

Empresa: Intral

Designer: Equipe de Engenharia de Produto e P&D Intral

3º. LUGAR

Produto: Bat Light

Empresa: O2 Led Illumination

Designer: Juarez Bizarro

3º. LUGAR

Produto: Luminária Urbana LED

Empresa: Directlight

Designer: Equipe Directlight

Categoria:

2.10 Públicas para Jardins e Praças

1º. LUGAR

Produto: Emma LED

Empresa: Soneres Iluminação

Designer: Victor Rogadouro

2º. LUGAR

Produto: UFO 250

Empresa: Vertex

Designer: João Francisco Adami Tcacenco e Equipe Técnica Utiluz

3º. LUGAR

Produto: Isla

Empresa: Schreder do Brasil Iluminação

Designer: Equipe Tecnica Schereder

Categoria:

2.11 Monumental

1º. LUGAR

Produto: Holofote Super L

Empresa: Directlight

Designer: Equipe Directlight

2º. LUGAR

Produto: Big Boy

Empresa: Vertex

Designer: João Francisco Adami Tcacenco e Equipe Técnica Utiluz

Categoria:

2.12 Linha de Produtos

1º. LUGAR

Produto: Luminária Árvore

Empresa: VR LUX Industrial

Designer: André Cruz

2º. LUGAR

Produto: Flip arandela e Flip luminária de mesa

Empresa: Iluminar

Designer: Francisco Terroba

3º. LUGAR

Inscrição: 079

Produto: Luminária Saturno

Empresa: Intral

Designer: Bertussi Design – Intral

PRÊMIO ESPECIAL

Produto: Luminária Pública LED – Maestra

Empresa: Intral

Designer: Equipe de Engenharia de Produto e P&D Intral


Madelustre destaca a nobreza do vidro e da madeira na Expolux 2012

A Madelustre participa da Expolux – de 24 a 28 de abril – com um dos maiores estandes da feira (170 m²) para apresentar suas coleções de luminárias tradicionais e os lançamentos 2012. Também no estande podem ser conferidas as novas linhas da marca Vitralys, (preços mais competitivos para a nova classe média) e a coleção de objetos decorativos Vida Marinha, assinada pela designer Lu Barros.

A 13ª Feira Internacional da Indústria da Iluminação – Expolux acontece em São Paulo e é considerada a maior feira de iluminação da América Latina.

Os produtos Madelustre são fabricados nas unidades industriais da empresa na Serra Gaúcha, que incluem marcenaria e uma vidraria própria com capacidade para 40 mil kg/mês, onde mestre vidreiros desenvolvem técnicas de Murano/Itália – vidro soprado, centrifugado e piastra (moldado manualmente). Produz linhas completas de luminárias decorativas, incluindo lustres, abajures, arandelas, spots, abajures de piso, pendentes, plafons e acessórios decorativos.

As peças das novas coleções presentes na Expolux valorizam o vidro e a madeira como elementos nobres de decoração e preservação ambiental.

A habilidade na produção de luminárias com estruturas em madeira, metal e vidro projetou a Madelustre como referência absoluta dentro do segmento em que atua. A linha Country é consagrada pelo mercado brasileiro como a melhor e a mais completa. A qualidade desses produtos conquistou também os norte-americanos, para onde é exportada parte da produção.

Os processos industriais são orientados para o alto aproveitamento das matérias-primas e baixa geração de resíduos. A empresa utiliza somente madeiras certificadas pelo IBAMA. Conta com estação de tratamento para efluentes líquidos e é rigorosa na destinação adequada para os efluentes sólidos, líquidos e gasosos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Madelustre

Fotos: Valdir Ben


« Previous Entries

Powered by Wordpress | Designed by Elegant Themes