CASA COR 2012 – Iluminação cênica valoriza espaço em homenagem a Gisele Bündchen

Projeto do Studio Serradura utiliza lâmpadas com fidelização de cores da Golden

O light designer Rafael Serradura é o responsável pelo projeto luminotécnico do jardim assinado pela dupla de arquitetos Eduardo e Beatriz Fernandez Mera, um dos destaques da Casa Cor 2012. A Lâmpadas Golden, que é parceira do projeto, forneceu 200 lâmpadas para a criação de uma iluminação cênica na ‘Praça Casa Cor’, ambiente de 700 m² que homenageia a top model Gisele Bündchen e que será transformado em passarela durante o evento.

Como se trata de um espaço que receberá desfiles de moda, foram escolhidas lâmpadas com IRC (Índice de Reprodução de Cor) de 100%, no caso halógenas, por serem fieis à exploração das cores, valorizando de forma cenográfica tudo aquilo que é visto e admirado durante o dia.

Toda a iluminação está aplicada em sistema Uplight (embutidos de solo), de forma indireta para não danificar nenhuma espécie vegetativa, mas criando efeitos que permitem valorizar todo o jardim como uma galeria de arte a céu aberto. Nela, a top é representada por uma estátua de madeira de 3 metros esculpida pela artista Bia Dória e colocada em um espelho d’água como destaque. No mobiliário do jardim, cores do universo fashion e ombrelones prata dão o requinte do universo da moda ao local. Moda que é um dos temas da Casa Cor neste ano, junto com tecnologia e estilo.

No total, foram utilizadas na ‘Praça Casa Cor’150 luminárias, dispostas de forma a não incidir calor direto na vegetação, valorizando a mesma e demarcando o espaço. As halógenas PAR 20 de 50W foram aplicadas como iluminação perimetral de formios, ombrelones, esculturas, palmeiras e toda a vegetação de médio porte. Já as halógenas PAR 38 de 150W foram direcionadas para árvores de grande porte.

“Como as lâmpadas em questão são refletoras e possuem abertura de 30º, tornam-se ideais para iluminação de destaque, mas com uma aplicação correta tornam-se decorativa, refletindo a identidade do conceito luminotécnico”, explica Serradura.

Ficha técnica:

Evento: Casa Cor 2012

Ambiente: Praça Casa Cor

Projeto Paisagístico: Eduardo e Beatriz Mera

Projeto Luminotécnico: Rafael Serradura / Studio Serradura

Lâmpadas: Golden

Fotos: Marina Orsi

Sobre a Lâmpadas Golden
A Lâmpadas Golden é uma empresa de iluminação que atua no mercado brasileiro desde 1990, reconhecida por oferecer uma vasta gama de produtos que tem como compromisso a eficiência energética. Além de um vasto portfolio de produtos, dispõe de um Centro de Treinamentos que é referência na capacitação de profissionais que atuam na área de iluminação.

A empresa também é associada da Abilumi (Associação Brasileira de Importadores de Produtos para Iluminação) e membro do Green Building Council Brasil.

Saiba mais sobre a Lâmpadas Golden no site www.lampadasgolden.com.br

e conheça as novidades e tendências do mercado de iluminação no blog www.golden.blog.br

Studio Serradura

Serradura entra no mercado no ano de 2007, com o objetivo de se especializar em iluminação técnica e cenográfica.

Desde o início, a empresa recebeu destaque pela qualidade na concepção de seus projetos nas áreas comerciais e residenciais, em eventos e no desenvolvimento de peças exclusivas.

Buscando acompanhar tendências e inovações, o Studio Serradura tem sido indicado como referência nos segmentos da arquitetura e do design, pela qualidade da iluminação, sofisticação dos projetos, atendimento diferenciado e pela eficiente logística de gerenciamento da obra.

A originalidade dos projetos desenvolvidos pelo Studio Serradura rendeu-lhe reconhecimento e grandes premiações no setor.

Em 2009, foi premiado no IV Prêmio Abilux de Projetos de Iluminação (Lojas) e no II Prêmio Lafarge Gypsum de Arquitetura de Interiores (Escultura de Luz).

No ano de 2011, foi contemplado no V Prêmio Abilux de Projetos de Iluminação (Lojas e Residências).

Nas edições da Mostra Internacional CAD’07 e CAD’08, o Studio Serradura teve espaços assinados e publicados em catálogos internacionais.

Em 2008 e 2009 participou das mostras Pólo Design Show’08, BGourmet São Paulo’09, Casa Cor’09 e Casa Cor Trio’09, totalizando 30 ambientes.

No ano de 2010, assinou a luminotécnica da fachada da Pólo Design Show’10, o Espaço Brastemp no BGourmet São Paulo’10 e, também, espaços na mostra Artefacto Haddock Lobo 2010 e na Casa Cor Kids’10.

Cada projeto do Studio Serradura é idealizado pelo lighting architect, Rafael Serradura.

O arquiteto e designer industrial destaca-se pelo estilo próprio e inusitado na criação de projetos luminotécnicos e no design exclusivo de luminárias.

Sua paixão por iluminação iniciou-se em 2003, quando uniu experiências adquiridas no Brasil e em países como Argentina, Croácia, Estados Unidos, França, Grécia, Itália e México.

Assina uma linha extensa de produtos em design de luminárias técnicas e decorativas, além de oferecer consultoria e gerenciamento de obras.

Fonte: Assessoria de Imprensa Golden


Aureside – Cursos e Treinamentos

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL EM
DESTAQUE
Curso
de Integrador em Belo Horizonte (BA)

Este treinamento é uma referência no
mercado

Nos dias 25, 26 e 27 de junho,
Belo Horizonte vai receber a 61a turma do CURSO DE
INTEGRADOR DE SISTEMAS RESIDENCIAIS
da AURESIDE. Aproveite
o momento de crescimento da demanda e da necessidade de
profissionais para se capacitar agora! Vagas limitadas, descontos
para pagamentos à vista e parcelamento em até 12 vezes. Saiba mais

XI Congresso
Habitar tem palestras confirmadas

Na
edição deste ano, palestrantes internacionais estarão
presentes

A AURESIDE vai realizar nos dias
7,8 e 9 de agosto em São Paulo a XI edição do
Congresso Habitar
Tecnologias para Habitação.
Temas de grande atualidade serão debatidos nos 3 dias de Congresso,
que acontece simultaneamente à III Expo Predialtec. Confira!

Lighting
Design – Curso Virtual

Mitos, verdades e erros frequentes em projetos de
iluminação

O Portal Lighting Now!,
especializado em iluminação e parceiro da AURESIDE, promove
este curso virtual conduzido pelo especialista Paulo Oliveira. Curso
à distancia em 4 capitulos com inicio em 18/6.  Veja
detalhes neste link

Curso de Certificação Iluflex

Módulo Básico (5/6) e
Avançado (14/6)
Participe destes dois
cursos à distancia oferecidos pela Iluflex em
parceria com a AURESIDE em junho e torne-se um Integrador
Certificado pela empresa.
Conheça as
condições

MAIS
DESTAQUES


Visite nossa Loja Virtual :
www.lojadaautomacao.com.br

Conheça
o novo programa de TV “Linha Viva” sobre o mercado de eletricidade e
automação:
www.programalinhaviva.com.br

CINASE
- Circuito Nacional do Setor Elétrico em Recife (PE)
:
participe gratuitamente através da
AURESIDE

NOVOS ASSOCIADOS DA AURESIDE EM
MAIO

MB3000 – Manaus (AM)
ONDA
Z
– Brasilia (DF)
DIGITAL SOLUÇÕES -
Macapá (AP)
EMBRASOFTWARE - São Paulo
(SP)
ACESS AUTOMAÇÃO – Teresina
(PI)
JR AUTOMAÇÃO – Porto União
(SC)



COPYRIGHT AURESIDE 2012 – www.aureside.org.br


Museu da Lâmpada promove cursos gratuitos

O Museu da Lâmpada foi criado por uma das principais revendedoras de materiais elétricos do país e relata a história da lâmpada e da iluminação desde a pré-história, retratando a necessidade do ser humano nesse setor e sua evolução. Em seu acervo encontram-se modelos de lâmpadas desde as mais antigas até as mais modernas hoje em utilização. O Museu oferece cursos gratuitos nos mais diversos segmentos da iluminação, direcionados a engenheiros, arquitetos, eletricistas, profissionais de compras, manutenção e outros interessados. Os cursos têm limite de vagas e são ministrados por grandes parceiros do Museu, como a Philips, que já definiu alguns deles até junho. Veja quais são as opções e como se inscrever, acessando o link http://gimawa.com.br/range.listevents/.

Museu da Lâmpada – Av. João Pedro Cardoso, 574 – Jd. Aeroporto – São Paulo/SP.
Telefone: (11) 2898.9333.
Abertura para o público de segunda a sábado das 8:00 às 18:00, com agendamento prévio.


Luminárias Madelustre são destaques em softwares de ambientação virtual

Luminárias Madelustre estão no acervo de itens de decoração da Biblioteca Decore, ferramenta que acompanha os softwares Promob Plus, dedicado ao mercado de móveis sob medida, e Promob Arch, voltado para arquitetos e designers de interiores. Os programas são desenvolvidos pela Promob Software Solutions, empresa líder no Brasil na criação de softwares para ambientação virtual.

Na Biblioteca Promob, os profissionais escolhem os modelos de luminárias Madelustre que mais se adequam aos projetos que estão sendo criados com o software. A partir da renderização da imagem final do projeto, as luzes são acesas, permitindo ao arquiteto/designer mostrar ao seu cliente também como vai ficar o ambiente iluminado.

“Escolhemos o Promob porque é utilizado por arquitetos e designers de todo o Brasil. Desta forma, nossas luminárias podem ser especificadas nos projetos e se tornarem ainda mais próximas do público”, ressalta Clóvis Furlanetto, diretor da Madelustre.

Os softwares Promob estão presentes em cerca de 12 mil lojas de móveis de todo o Brasil e  são empregados por mais de cinco mil profissionais.

Crédito das imagens: Promob/Divulgação


Mitos, verdades e Erros mais frequentes nos projetos de iluminação!

Objetivo:

Este Workshop On-Line tem por objetivo, trazer à discussão o papel do Ligthing Designer no cenário brasileiro, evidenciando suas qualificações, relações entre profissionais, atividades projetuais complementares e desmistificando o projeto luminotécnico, apontando o que é Mito e o que é Verdade quando o assunto é luz.

Todos estes pontos, além dos Erros mais frequentes nos projetos de iluminação, serão tratados de forma simples, clara e objetiva junto aos profissionais do mercado, buscando um melhor entendimento sobre o assunto e promovendo cultura orientada à qualificação e diferenciação em seus projetos.

O Instrutor:

- Formado em Design de Interiores pela UNOPAR orientando sua pesquisa na área de Lighting Design;
- Especialista em Ensino Superior pela UNOPAR orientando sua pesquisa para a formação e mercado de trabalho do Designer de  Ambientes;

- Especialista em Iluminação pelo IPOG orientando sua pesquisa para a área de formação profissional e mercado;
- Ministrou palestras e cursos em universidades como CESUMAR, UNOPAR, UNIVEM, entre outras;
- Associado à AsBAI, ABIL e ABD;
- Mantem na internet um blog profissional – http://paulooliveira.wordpress.com/ – onde posta informações e dados específicos sobre as áreas de Design de Interiores/Ambientes e Lighting Design;
- Co-fundador do blog – www.espaco.com.br – onde são abordadas todas as áreas do Design junto com outros profissionais;
- Fundador do Portal DesignBR – www.designbr.ning.com;
- Foi colunista da Revista Mary in Foco, direcionada ao público curitibano, sempre falando sobre iluminação, Lighting Design e Arte;
- É colunista da Revista Lume Arquitetura com a coluna “Luz e Design em Foco”;
- Sua atuação na área teve início com trabalhos de iluminação cênica e cenografia a partir de 1998.

Público-Alvo:

  • Profissionais da área de Arquitetura, Decoração e Iluminação;
  • Contratantes de projetos e serviços correlatos que precisam de maiores conhecimentos sobre o assunto;
  • Estudantes e pesquisadores das áreas acima citadas.

O Programa

1º Módulo – 18 a 22/06

  • Introdução
  • Cultura de parcerias profissionais (importância das parcerias)
  • Comunidade criativa
  • Diferenças entre Iluminador e Lighting Designer

2º Módulo – 25 a 29/06

  • Erros mais comuns e frequentes em projetos de iluminação
  • Estudos de casos
  • É mais caro consertar do que iniciar certo

3º Módulo – 02 a 06/07

  • A valorização da arquitetura e dos ambientes através da iluminação
  • City beautification
  • Produtos

4º Módulo – 09 a 13/07

  • Pesquisa
  • Mitos e verdades
  • Tira dúvidas

IMPORTANTE:

O workshop será ministrado no formato de apostilas em PDFe está dividido em 4 módulos com início em 18/06 e vai até 13/07 (4 semanas).

A cada semana (segunda -feira) será disponibilizado um novo módulo que o participante pode assistir on-line ou baixar para acompanhar posteriormente nos dias e horários que mais lhe for adequado.

Durante a semana, o participante pode tirar suas dúvidas sobre o conteúdo exposto com nosso especialista pelo próprio site.

Todas as aulas ficarão disponíveis para consulta até o final do último módulo.

Workshop On-Line – Lighting Design com Paulo Oliveira
Data: de 18/06 a 13/07
Onde: Evento On-Line (internet)
Valor: R$ 49,90 (Cartão de Crédito ou Boleto Bancário pelo PagSeguro)

« Previous Entries

Powered by Wordpress | Designed by Elegant Themes