Lâmpadas Golden adequa produtos e conquista Procel

De olho nas mudanças da Nova Ence, empresa investe em mudanças para adequação

A empresa de iluminação Lâmpadas Golden já começa a ver os resultados do investimento em produtos mais eficientes de acordo com a Nova Ence. Parte dos produtos das linhas de lâmpadas de sódio e de fluorescentes compactas agora possui o Selo Procel.

A empresa trabalha na modificação dos projetos de seus produtos há pelo menos 18 meses, com o objetivo de se adequar aos parâmetros da Portaria do Inmetro n° 489, de 08 de dezembro de 2011. A nova lei prevê que os fabricantes e importadores de lâmpadas fluorescentes compactas com reator integrado se adequem às novas exigências de eficiência energética.

Desde maio de 2012, a empresa só importa mercadorias de acordo com a regulamentação e já investiu cerca de R$750 mil no desenvolvimento de novos produtos. As mudanças influenciadas pela norma afetam principalmente aspectos técnicos, como a otimização do fluxo luminoso e o aumento da eficiência energética.

Prazos em fases

A Nova Ence prevê a renovação dos padrões das lâmpadas, para que o consumidor tenha maior qualidade no tempo de vida, na eficiência luminosa e na segurança elétrica.

O Inmetro estabeleceu prazos para as empresas adequarem seus produtos à nova norma. Desde 1º de janeiro a indústria não pode mais vender o produto antigo e os comerciantes atacadistas e varejistas têm até 1º de julho de 2013 para eliminarem o produto da prateleira.

Os fabricantes e importadores devem obrigatoriamente submeter aos laboratórios indicados pelo Inmetro suas amostras atendendo às novas exigências, se os produtos estiverem aprovados deverão afixar a etiqueta ENCE no produto.

São alguns dos requisitos: a vida mediana de qualquer modelo de LFC com reator integrado não pode ser menor que 6.000h e a lâmpada não pode perder mais do que 20% da sua eficiência energética quando completar 2.000h de vida. Além disso, uma lâmpada com mais de 25W de potência deverá ter seu fator de potência (fp) maior ou igual a 0,92. O valor indica se o produto está consumindo a energia adequadamente.

O aumento de eficiência energética às lâmpadas fluorescentes é de 8%, em média. Para modelos de 15W, a eficiência mínima é atualmente de 50 lm/W, índice exigido que será de, no mínimo 56 lm/W, na Nova Ence. A tabela abaixo mostra a comparação de potências comuns no mercado, antes e depois da mudança:

Potência Eficiência mín. Ence Antiga Eficiência mín. Nova Ence Aumento na eficiência
15W 50 lm/W 56 lm/W 10,7%
20W 55 lm/W 59 lm/W 6,7%
25W 55 lm/W 59 lm/W 6,7%

Os produtos mais eficientes em cada categoria de lâmpadas fluorescentes compactas com reator integrado à base poderão utilizar, opcionalmente, o selo PROCEL, concedido pela Eletrobras. Os requisitos para o PROCEL também deverão ser atendidos, tais como depreciação do fluxo luminoso, fator de potência, eficiência luminosa e vida declarada.

Depois do produto no mercado, a fiscalização do Inmetro periodicamente avaliará as lâmpadas para assegurar que elas tenham a mesma qualidade aprovada em laboratório, como já fazem com a regulamentação atual. O comércio que vender lâmpadas sem a etiqueta de identificação de eficiência energética sofrerá autuação, a qual será aplicada também ao fabricante ou importador. O produto reprovado também não pode ser fabricado, importado ou comercializado.


Automação para Edificações Eficientes

A AURESIDE desenvolveu este seminário com um dia de duração para apresentar os temas mais atuais que envolvem a aplicação de sistemas de automação para garantir requisitos de sustentabilidade e eficiencia energética às edificações.

O evento é gratuito e a primeira etapa será realizada no dia 4 de abril em Belo Horizonte. Posteriormente, estaremos em mais 5 capitais no decorrer de 2013

Mais informações e inscrições podem ser feitas através de nosso site www.aureside.org.br


Golden lança kit de Fita LED com equipamentos auxiliares

Cada vez a iluminação decorativa assume um papel de destaque nos ambientes e apresenta-se como uma importante aliada da funcionalidade dada ao espaço. Pensando nisso, a Lâmpadas Golden apresentou com exclusividade na 19ª Feicon o Kit Fita Extreme LED, que disponibiliza ao consumidor a fita LED IP 20 junto com os equipamentos auxiliares necessários a sua instalação.

Ideal para iluminação complementar de ambientes internos, a fita LED IP 20 pode ser usada em espaços com superfícies estreitas, estruturas lineares e móveis, valorizando nichos, destacando degraus, prateleiras e espelhos, por exemplo. Seu limite é a criatividade.

Está disponível em três modelos: branco morno (2700K), branco frio (6500K) e RGB. Os dois primeiros têm 9,6 W de potência e o RGB possui 14,4W. O produto é vendido em rolos de 2 metros com 60 LEDs por metro.

O Kit Fita Extreme LED da Golden foi desenvolvido para facilitar a vida do consumidor no ato da compra, visto que a fita LED IP 20 é vendida junto com o driver de alimentação. No caso do modelo RGB, além da fonte de alimentação também é fornecido o controlador de cores e o controle remoto.

O produto estará disponível no mercado a partir de abril . Para maiores informações contatar extremeled@lampadasgolden.com.br ou ligar para (11) 2122-6666 e falar com Elaine.

Orientações sobre a instalação podem ser obtidas em: http://www.golden.blog.br/1141/fita-led-rgb-como-instalar/


GE ilumina loja conceito da Le Postiche

Para iluminar e destacar os produtos em uma das mais modernas e recentes unidades da Le Postiche, instalada no São Bernardo Plaza Shopping, no ABC paulista, a solução escolhida foi além da tecnologia convencional. Lâmpadas de vapor metálico e uma tecnologia mista, com iluminação LED e luzes de vapor metálico, todas fornecidas pela GE Iluminação, ajudaram a loja a adotar uma alternativa mais sustentável, com menor consumo de energia e maior durabilidade, em comparação com outras unidades da maior rede de bolsas, malas e acessórios de viagens do Brasil.

Com esse sistema de iluminação, a loja conceito da Le Postiche diminuiu em 27% o consumo de energia elétrica. O custo de uso do sistema, combinando eletricidade e manutenção, teve redução de 43%. Já a durabilidade da iluminação mais que dobrou, subindo de 12 mil para 30 mil horas, em relação aos equipamentos utilizados anteriormente.

“Investimos em um sistema que, ao passo que reduziu custos com consumo de energia e manutenção, ampliou o brilho e o destaque que buscamos para os produtos e o visual da loja”, afirma Elizabeth Oliveira, gerente administrativa da Le Postiche.

No total, foram instaladas 110 lâmpadas de vapor metálico CMH T35W e T70W; e 340 módulos LED PAR 30, PAR 38, Snowcone e AL10 – este último na entrada da loja, em substituição a lâmpadas fluorescentes.  Enquanto as lâmpadas CMH ajudam a ampliar o nível de iluminação do ambiente, os LEDs estão instalados em áreas estratégicas para reforçar o destaque sobre produtos, mobiliários e sancas.

A iluminação da unidade teve projeto desenvolvido pelo lighting designer Júlio Takano em parceria com a GE Iluminação.  “A solução a que chegamos combina uma iluminação de qualidade com eficiência energética. Os custos reduzidos ratificam a importância do investimento, cujo retorno acontecerá em menos de um ano”, explica Sérgio Binda, diretor de Marketing da GE Iluminação para a América Latina.

A iniciativa é um projeto piloto da Le Postiche com o apoio da GE Iluminação. A rede planeja estender a aplicação para as demais lojas físicas sob seu domínio em todo o Brasil. Atualmente, são mais de 220 pontos de venda espalhados pelo País.


Inscrições para os cursos do Museu da Lâmpada de São Paulo

O Museu da Lâmpada tem o prazer de oferecer cursos na área de Iluminação e suprimentos elétricos em geral para que nosso público se especialize e esteja cada vez mais informado sobre o segmento.

cabecursos

O nosso foco é proporcionar um conteúdo claro, objetivo e atualizado para garantir o entendimento e desempenho de todos os interessados.

Em nossa estrutura contamos com um auditório de ultima geração com 46 lugares para que o curso/palestra seja desfrutado com conforto e qualidade.

Confira no calendário ao lado a nossa AGENDA de CURSOS! As datas sinalizadas em AZUL já estão com cursos agendados! CONFIRA!

Acompanhe o Museu da Lâmpada nas redes sociais e não perca nenhum curso!

www.facebook.com/museudalampada


« Previous Entries

Powered by Wordpress | Designed by Elegant Themes