7º LEDforum acontece com grande sucesso

Perazzolo Photography/LEDforum

A 7ª edição do LEDforum reuniu nos dias 18 e 19 de agosto, em São Paulo (SP), grandes nomes do lighting design nacional e internacional para discutir a aplicação da tecnologia LED, conceitos e rumos da iluminação. O evento de iluminação arquitetural do Brasil teve novo recorde de público: 500 profissionais, que participaram das palestras e área de exposição. O evento reuniu a linha de frente da indústria, da pesquisa e da prática da iluminação. A cobertura do evento será publicada nas Revistas L+D e Lumière Electric.

Simultaneamente ao LEDforum, a Editora Lumière, em parceria com a Arrow Brasil, realizou a primeira edição do LEDforum.pro, um workshop que contou com oito Tech Classes, além de uma área de exposição, onde o público pôde interagir com os principais fabricantes globais de componentes eletrônicos, que apresentaram tecnologias de ponta, as quais estão construindo o futuro da iluminação LED.

O LEDforum é uma realização da Editora Lumière e da Revista L+D, com curadoria de seu editor Orlando Marques e do publisher Thiago Gaya. Em breve, mais informações estarão disponíveis no site oficial do evento: www.ledforum.com.br.


Seminário Internacional de Iluminação Pública

Promovido pela Unidade de Negócios de Eficiência Energética (UNEE), o Seminário Internacional de Iluminação Pública do Recife, a ser realizado na capital pernambucana, colocará em pauta os desafios da iluminação pública como importante elemento para o desenvolvimento das cidades, como foco no Recife. As intervenções urbanísticas nessa área têm impacto direto na melhoria e valorização dos espaços, possibilitando o uso de parques, praças e outros locais, com mais segurança e conforto.

A proposta é fortalecer o debate sobre a implantação de políticas públicas que induzam o desenvolvimento econômico, o turismo de lazer e fortaleçam a cidadania a partir da requalificação estratégica dos espaços públicos construídos. A iluminação se insere como componente essencial nesse contexto, possibilitando a valorização das áreas e a ocupação coletiva dos lugares pelos cidadãos.

Os participantes do seminário vão estruturar, durante o evento, propostas de intervenção na iluminação de espaços públicos do Recife, para melhoramento da ocupação do espaço e estímulo à inovação. O trabalho será uma provocação para a cidade anfitriã do seminário, que em 2037 celebrará seus 500 anos.

Mais informações: http://www.iluminacaorecife.com.br/


Cuidados ao trocar a tubular fluorescente por LED

As fluorescentes tubulares são os produtos mais usados pelos brasileiros, depois das lâmpadas fluorescentes compactas.  Assim como os demais modelos, já existem no mercado, opções com tecnologia LED, mas alguns cuidados precisam ser tomados nesta substituição, pois, ao contrário da fluorescente tubular, o LED dispensa o uso do reator. Desta forma, para que o consumidor não precise desperdiçar recursos para aquisição de luminárias novas, a analista de produto da Golden, Jani Sousa, recomenda que se faça uma adaptação na hora da instalação: “Primeiramente é preciso retirar o reator e ligar os cabos de alimentação elétrica (127/220V) diretamente no soquete, em apenas um lado. Isto porque enquanto uma tubular convencional é ligada por dois soquetes, o LED funciona somente com um  – com exceção da HO, cuja ligação é bilateral. O soquete desligado servirá apenas como base de encaixe da lâmpada, e o outro receberá os dois fios de alimentação”.

Esta pequena adaptação que permite a substituição da fluorescente tubular pelo LED sem precisar trocar a luminária, tem outra vantagem implícita na avaliação da especialista. “Como o LED não precisa de equipamento auxiliar para operar, ele não tem problemas decorrentes do uso do reator, como aquecimento, produção de ruídos e perda de energia. Sem contar que quando mal instalado o reator ainda pode gerar curto-circuito ou ruído audível”.

Reconhecida pela economia de energia, a tecnologia LED no caso das lâmpadas tubulares reduz o consumo de energia em até 55%, com uma durabilidade que pode chegar a 40 mil horas, cinco vezes mais que a lâmpada fluorescente comum. Mas como toda substituição de tecnologia de iluminação, é necessário que o consumidor esteja atento à equivalência de potência para alcançar a economia desejada.

Outro aspecto geralmente negligenciado pelo consumidor é o fato de a tubular fluorescente não dever ser descartada no lixo comum, pois contem mercúrio que contamina o solo. Além disso, se quebrar, evitar o contato com a pele por conter metais pesados na composição. Com a tubular LED este problema não existe.

Saiba mais sobre a Lâmpadas Golden no site www.lampadasgolden.com.br e conheça as novidades e tendências do mercado de iluminação no blog www.golden.blog.br


GE doará iluminação de LED com sistema GPS para o Rio de Janeiro

PARQUE FLAMENGO SMN 1

A GE doará mais de 1.600 luminárias de LED com conexão  para o Aterro do Flamengo e bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, como parte do legado que pretende deixar como patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Além de reduzir ao menos pela metade os custos com energia elétrica desses locais de grande visibilidade, a tecnologia LED também permitirá que a cidade realize a ativação do sistema de forma mais precisa e organizada, especialmente durante o período de baixa demanda, evitando, assim, custos energéticos adicionais.

O sistema sem fio de controle de iluminação permitirá que a cidade avalie em tempo real a operação de cada luminária. Os dispositivos são equipados com chip GPS via sensor localizado nas luminárias, o que permite que o município monitore cada luminária por meio de uma interface web e realize prontamente as manutenções e demais necessidades operacionais.

“A GE desenvolve desde 2011 projetos que contribuirão com o sucesso dos Jogos Rio 2016. Nesse período, nosso time identificou como a cidade poderia  fazer melhor uso de suas instalações de lazer”, disse Rafael Santana, Presidente e CEO da GE na América Latina. “Nosso presente impactará o dia a dia dos cidadãos em duas áreas muito utilizadas e queridas por todos. Com uma iluminação mais eficiente, os cariocas e turistas poderão utilizar os espaços públicos com uma sensação maior de segurança”, complementa.

A GE possuía uma meta de 100 projetos voltados para os Jogos Rio 2016. Em março deste ano, a empresa atingiu esta marca. Além dos legados, a GE também iluminará mais de 40 instalações olímpicas, que incluem desde o Estádio do Maracanã – local das cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos  – ao complexo de tênis, entre outros recintos.

Os presentes da GE  são projetos realizados em parceria com a empresa responsável pela iluminação pública da cidade.

Outros legados

Além da doação da iluminação pública para o Rio de Janeiro, a GE doou 24 equipamentos médicos de diagnóstico por imagem e soluções de IT da GE Healthcare para o Hospital Municipal Souza Aguiar, maior unidade pública de emergência da América Latina e principal hospital de trauma da cidade do Rio de Janeiro.

A GE é parceira global dos Jogos Olímpicos desde 2005 e começou a tradição dos legacy gifts quando os Jogos Olímpicos Pequim 2008 chegaram ao fim. A conquista, que foi celebrada na cidade de Dongguang e vilarejos próximos, foi uma unidade de tratamento de água, capaz de beneficiar 60 mil pessoas.

Para os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver 2010, a GE doou uma unidade móvel de saúde, disponível 24 horas por dia, com sala de cirurgia, quatro leitos para cuidados intensivos, 10 leitos de emergência, maternidade e centro de resposta a desastres. A GE ainda doou um equipamento de Tomografia Computadoriza de 64 canais para o Whistler Health Care Centre, localizado na região de Sea to Sky, na British Columbia.

Para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, o legado foi a doação de equipamentos médicos para uma nova unidade neonatal do Hospital Universitário de Homerton – uma das maiores unidades neonatais em Londres – para diminuir as altas taxas de mortalidade infantil nos próximos anos. A GE também forneceu um sistema de iluminação com eficiência energética para a icônica Tower Bridge. Além da economia com os custos de energia, as soluções da GE permitiram a realização de um espetáculo de luzes.

Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014, a companhia doou uma van com um mamógrafo móvel com o intuito de percorrer por áreas remotas da região de Krasnodarsky, Rússia, onde o acesso à tecnologia de rastreio do câncer de mama é um desafio.


Conexled participa do Led Forum 2016

Pela terceira vez, a Conexled, divisão de negócios do Grupo Conex, com atuação no segmento de iluminação LED direcionada às áreas comercial, industrial e pública, de alta performance, vai participar do Led Forum, que acontece em São Paulo nos dias 18 e 19 de agosto.

Essa será a sétima edição do evento e, segundo Filipe Braz, diretor de Marketing da Conexled, a feira, considerada a mais importante de iluminação arquitetural do país, garante visibilidade para a marca. “É um evento onde todos estarão em busca de novidades sobre o LED, então é a oportunidade de mostrar a atualização de nosso portfólio”, afirma Braz.

A empresa será patrocinadora na categoria Gold e terá um estande de 6 metros quadrados que mostrará aos frequentadores alguns produtos que podem ser utilizados em armazéns, centros de distribuição, indústrias, comércio, vias públicas, dentre outros locais.

Produtos

As luminárias High Bay industrial, da Linha Picinguaba, oferecem desempenho e versatilidade para aplicações em armazéns, almoxarifados, depósitos, hangares e instalações pendentes com até 20 metros de altura. Garantem eficiência energética, substituindo lâmpadas de vapores e metálicas e possuem garantia de cinco anos.

Este produto utiliza LED Mid Power Osram® e está de acordo com as diretrizes da norma IES LM-80. Seu design é compacto, garantindo eficiência maior que 130 lúmens por watt, proporcionando alta uniformidade luminosa, com maior economia de energia e custo benefício.

Já a Urbana Compacta, da Linha Pequeá, traz versatilidade para aplicações em ruas, parques, praças e condomínios. Possui design moderno e compacto de alta resistência mecânica, assegurando uma instalação simples e segura. Com corpo em alumínio extrudado, utiliza LED Mid Power Osram® apropriado para iluminação profissional com um avançado sistema de dissipação térmica e sistema ótico próprio para iluminação de vias. O conjunto de LED e a lente proporcionam alta uniformidade luminosa e distribuição de luz, reduzindo o ofuscamento e aumentando os índices de iluminação. A garantia é de três anos.

As luminárias públicas com Vidro, da Linha Puruba, fornecem desempenho e versatilidade para aplicações em rodovias, avenidas, ruas e praças. Com design moderno, garantem alta resistência mecânica e instalação simples e segura.  A linha possui difusor em vidro e grau de proteção IP66 integral, inclusive no alojamento dos equipamentos. Utiliza LED LightingClass CREE®, apropriado para iluminação profissional e de acordo com as diretrizes da norma IESNA LM-80. Oferece três opções de ótica padrão IESNA, possibilitando maior versatilidade, alta uniformidade luminosa e distribuição de luz, reduzindo o ofuscamento e aumentando os índices de iluminação.

O Led Forum é considerado o mais importante evento de iluminação arquitetural do Brasil e oferece aos visitantes palestras e exposições com grandes nomes do lighting design nacional e internacional que apresentam a aplicação de tecnologia LED, conceitos e rumos da iluminação.

Serviço:

7º edição do Led Forum

Data: 18 e 19 de agosto, das 08h às 19h.

Local: Tivoli Mofarrej Conference Hotel

Endereço: Alameda Santos, 1437 – Cerqueira César – São Paulo

vendas@conexled.com.br

(11) 2334-9393


« Previous Entries

Powered by Wordpress | Designed by Elegant Themes