Certificação LED começa em outubro

Desde 17 de outubro os fabricantes e importadores só podem comercializar lâmpadas LED que respondam aos requisitos mínimos de eficiência, o que é atestado pela presença do selo ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia). Só que neste caso não existe a classificação por letras.

Entre as principais exigências estão obrigatoriedade de se apresentar um comparativo de equivalência com incandescente e fluorescente na embalagem, além de selo em destaque para atestar que o produto é certificado, como forma de facilitar a identificação na gôndola quando exposto próximo de um produto sem certificação. Também é obrigatório o selo do INMETRO da embalagem, com o número do registro seguido do ano de fabricação, e informação sobre potência (W), fluxo (lm) e eficiência luminosa (lm/W).

A embalagem deve trazer ainda a identificação do fabricante ou importador e o número do registro, dados estes que podem ser consultadas no site do Inmetro. Com isto, as marcas que não trazem estas informações nem serviço de atendimento ao cliente estão com a credibilidade posta em cheque.

“Criada para reduzir os impactos no consumo de energia e aumentar a eficiência luminosa dos produtos, a certificação LED demandou investimentos das empresas para se adequar às novas exigências do Inmetro, o que deve ter um impacto no preço final do produto”, avalia o presidente da Lâmpadas Golden, Álvaro Diniz, para quem o mercado deve aquecer devido à melhora da qualidade oferecida.

O advento do LED sofreu o mesmo fenômeno ocorrido com a lâmpada eletrônica compacta na época do apagão. Na ocasião, houve uma verdadeira enxurrada de produtos de qualidade duvidosa no mercado, o que foi eliminado com a normatização da tecnologia. Na opinião do executivo, “com a implantação da certificação LED, só sobreviverá neste mercado quem investiu na qualidade de seus produtos”.

Segundo Diniz, o mercado de LED vem crescendo 30% ao ano e acredita que “a tendência é as empresas abandonarem outras tecnologias e aumentarem o nível de substituição”.

Os LED’s certificados – ainda que em menor quantidade – já estão presentes nos pontos de venda, o que está gerando uma tendência do comércio de desovar os estoques de produtos não certificados a preços mais competitivos. O varejo tem até 17 de julho de 2017 para vender LED sem certificação. “Até esta data, a tendência é que produtos de baixa qualidade e custo sejam oferecidos pelo comércio”, finaliza Diniz.

Por enquanto, as luminárias estão fora desta normatização.

Certificação dá ganho de eficiência

Todas estas medidas visam retirar do mercado os LED’s de baixa qualidade. Os produtos mais eficientes são aqueles que apresentam a melhor relação lumens por Watt, ou seja, os que produzem mais fluxo luminoso com menos consumo de energia.  Para isto o consumidor deve estar ciente que quanto menor a potência, mais econômico é o produto; e quanto maior a quantidade de lumens, mais ele ilumina.

No total são 14 modelos de lâmpadas certificadas que apresentam um ganho de eficiência em relação aos produtos não certificados. O consumidor deve ficar atento à questão do fator de potência, pois este é a principal indicador que deve ser observado na compra de produtos, quando o objetivo é a redução do consumo de energia.

Exemplo de ganho de eficiência com a certificação de uma lâmpada Bulbo A60:

Fator Potência Lâmpada não certificada Fator Potência Lâmpada Certificada Eficiência Energética Lâmpada não certificada (lm/W) Eficiência Energética Lâmpada certificada (lm/W)
5W 4,5W 90 lm/W 107 lm/W
10W 8W 86 lm/W 100 lm/W
12W 10W 88 lm/W 102 lm/W
15W 14W 98 lm/W 108 lm/W

Conexled confirma presença na 18º edição do maior evento de óleo e gás da América Latina

Sempre atenta as principais feiras e eventos do setor industrial, a Conexled, divisão de negócios do Grupo Conex, com atuação no segmento de iluminação LED direcionada às áreas comercial, industrial e pública, de alta performance, vai participar da 18º edição da Rio Oil & Gas 2016, que será realizada entre 24 e 27 de outubro no centro de convenções do Riocentro, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.

De acordo com Filipe Braz, diretor de Marketing da Conexled, a participação da empresa será importante para estreitar o relacionamento com investidores do segmento. “O setor de óleo e gás tem uma grande atuação na economia nacional, queremos nos aproximar e mostrar a eficiência de nossos produtos para a indústria”, destaca Braz.

Essa será a primeira vez que a Conexled participa da feira e contará com um estande de 50 metros, mostrando aos freqüentadores o designer e a qualidade dos seguintes produtos:

As luminárias High Bay industrial, da Linha Picinguaba, oferecem desempenho e versatilidade para aplicações em armazéns, almoxarifados, depósitos, hangares e instalações pendentes com até 20 metros de altura. Garantem eficiência energética, substituindo lâmpadas de vapores e metálicas e possuem garantia de cinco anos.

Este produto utiliza LED Mid Power Osram® e está de acordo com as diretrizes da norma IES LM-80. Seu design é compacto, garantindo eficiência maior que 130 lúmens por watt, proporcionando alta uniformidade luminosa, com maior economia de energia e custo benefício.

A linha Perequê é a primeira luminária exclusivamente projetada e aprovada para o mercado LED Ex Brasileiro. Ela é utilizada em instalações com atmosferas potencialmente explosivas, conta com corpo fabricado em alumínio fundido de alta resistência mecânica, resistente à corrosão e possui projeto de dissipação térmica excepcional. Sua versatilidade é destacada pelas diversas aplicações com seus diferentes suportes: pendente, plafonier, arandelas 30º e 90º, braços para postes 30º e 90º.

Com vida útil de até três anos, pode ser instalada, com segurança e garantia, em áreas offshore e onshore, usinas, indústrias químicas, farmacêuticas, alimentícias, refinarias, mineradoras dentre outros ambientes que requerem proteção Ex, com normas mais exigentes.

O Projetor da linha Itararé foi criado para instalações em áreas classificadas em Zona 2, 21 e 22, de acordo com o tipo de proteção Ex nC nR, sem a necessidade de ser realizado ensaio de respiração restrita em campo no momento da instalação.

O produto é formado com corpo fabricado em liga de alumínio injetado de alta resistência mecânica e à corrosão, com eficiente dissipação térmica, garantindo maior durabilidade da vida útil do LED e da fonte de alimentação (driver). Possui alojamento para equipamento de alimentação isolado termicamente do bloco dissipador, provendo desempenho e durabilidade da fonte de alimentação e acessórios.

Seu fechamento hermético mantém grau de proteção IP66/67 da carcaça e alojamento de equipamento. Mantém fixação das tampas através de parafusos de aço inox 304/316 e junta de silicone flexível para grandes temperaturas. Sua garantia é de três anos.

O acabamento é feito com pintura eletrostática especial na cor padrão cinza munsell N65, com propriedades técnicas para garantir maior eficiência na dissipação e distribuição do calor emitido pelos componentes eletroeletrônicos.

Já o novo projetor CLG Blindado, da linha Guaecá, combina durabilidade e desempenho para utilização industrial, pública; túneis e áreas comerciais. Foi projetado para funcionar em áreas expostas ao tempo, gases, vapores e pós ou em áreas abrigadas. Oferece cinco anos de garantia e utiliza LED lighting class CREE® apropriados para iluminação profissional de alta performance, de acordo com diretrizes da norma IES LM-80. O conjunto de LED e lente produzem alta uniformidade luminosa e rendimento, reduzindo o ofuscamento e aumentando a iluminação com economia de energia e baixa manutenção.

A Linha Timbó foi projetada para áreas que requerem proteção às ações do tempo; gases, vapores e pós (TGVP). Seu corpo é fabricado em alumínio fundido de alta resistência mecânica e à corrosão, possui eficiente dissipação térmica, garantindo maior durabilidade da vida útil do LED e da fonte de alimentação (driver).

Oferece fechamento hermético com grau de proteção IP66, fixação das tampas através de parafusos de aço inox 304 / 316 e junta de silicone flexível para altas temperaturas. O acabamento é feito com pintura eletrostática especial na cor cinza claro, com propriedades técnicas para garantir maior eficiência na dissipação e distribuição do calor emitido pelos componentes eletroeletrônicos.  Possui três anos de garantia.

Serviço:

Evento: 18º edição da Rio Oil & Gas 2016

Data: de 24 a 27 de outubro

Local: centro de convenções do Riocentro

Endereço: Avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca
Rio de Janeiro – RJ

Estande: J1 – Pavilhão 3.


Conexled terá estande na Mecânica Nordeste 2016

A Conexled, divisão de negócios do Grupo Conex, com atuação no segmento de iluminação LED de alta performance, direcionado às áreas comercial, industrial e pública, vai participar da Mecânica Nordeste – Feira da Indústria Mecânica, Metalúrgica e de Material Elétrico da Região Nordeste. O evento acontece entre os dias 18 e 21 de outubro no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda/PE.

De acordo com Filipe Braz, diretor de marketing da Conexled, a empresa mostrará ao público, alguns dos produtos que podem ser utilizados em portos, armazéns, pátios, indústrias, comércio ou vias públicas. “Queremos atrair a atenção dos visitantes e expositores por meio dos diferenciais de nossas peças, que oferecem economia de energia e sofisticação”, afirma Braz.

Um dos produtos apresentados será a High Bay industrial, da Linha Picinguaba, que oferece desempenho e versatilidade para aplicações em armazéns, almoxarifados, depósitos, hangares e instalações pendentes com até 20 metros de altura. Garantem eficiência energética, substituindo lâmpadas de vapores e metálicas e possuem garantia de cinco anos.

Ele é composto por LED Mid Power Osram® e está de acordo com as diretrizes da norma IES LM-80. Seu design é compacto, garantindo eficiência maior que 130 lúmens por watt, proporcionando alta uniformidade luminosa, com maior economia de energia e custo benefício.

Outro equipamento que promete chamar atenção dos freqüentadores da feira, de acordo com Braz, será a luminária pública LED modular, CLU, da linha Una. “Com sistema modular, que facilita a manutenção, é adequada para aplicações em pátios, estaleiros, armazéns, vias e áreas portuárias com design moderno e o mesmo avançado sistema óptico do projetor. A luminária tem cinco anos de garantia, simplicidade na instalação, com regulagem de ângulo permitindo instalação direta no topo do poste ou em braços, proteção elétrica e eletrônica e alto fator de potência”.

Já a Urbana Compacta, da Linha Pequeá, traz versatilidade para aplicações em ruas, parques, praças e condomínios. Possui design moderno e compacto de alta resistência mecânica, assegurando uma instalação simples e segura. Com corpo em alumínio extrudado, utiliza LED Mid Power Osram® apropriado para iluminação profissional com um avançado sistema de dissipação térmica e sistema ótico próprio para iluminação de vias. O conjunto de LED e a lente proporcionam alta uniformidade luminosa e distribuição de luz, reduzindo o ofuscamento e aumentando os índices de iluminação. A garantia é de três anos.
Sobre a feira:
Na Mecânica Nordeste o visitante terá a oportunidade de ficar frente a frente com grandes líderes do setor de automação industrial, máquinas e equipamentos, energias renováveis, eletro eletrônica e da indústria em geral.

Serviço:
Mecânica Nordeste – Feira da Indústria Mecânica, Metalúrgica e de Material Elétrico da Região Nordeste
Data: de 18 a 21 de outubro
Horário: das 16h às 22h
Local: Centro de Convenções de Pernambuco
Endereço: Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n – Salgadinho, Olinda/PE.
Estande: A01


Empresa líder em LEDs inaugura Centro de Distribuição no Nordeste

A Ourolux, líder no segmento de lâmpadas LED no Brasil, acaba de dar um importante passo para aprimorar ainda mais a logística de atendimento aos seus revendedores espalhados pelo país.

A empresa acaba de inaugurar um novo Centro de Distribuição, no Recife, Pernambuco, para atender com maior rapidez a região Nordeste do país.

O novo CD está localizado no Bairro Jaboatão dos Guararapes,  tem  capacidade para armazenar 2 milhões de lâmpadas.

O Centro de Distribuição do Recife vem se somar ao de Guarulhos, São Paulo, (que tem 22 mil metros quadrados) e capacidade para estocar 20 milhões de lâmpadas.

A Ourolux investe em estoque de produtos para evitar o principal problema enfrentando pelos lojistas: a demora na reposição e rupturas, e também na logística, para maior agilidade nas entregas. “Com o investimento que fazemos para agilizar a entrega de nossas lâmpadas, o revendedor sabe que terá constantemente o produto na prateleira para atender bem o consumidor final”, explica o diretor comercial da Ourolux, Antônio Carlos Pazetto.


STELLA LANÇA O BALIZADOR DE SOBREPOR MINI NEU

Um produto pensado para ser muito mais que uma solução em iluminação. O Balizador de Sobrepor Mini Neu é uma exclusividade Stella desenvolvida para indicar caminhos com tecnologia e praticidade, sendo um dos destaques da Linha Jardim.

Sua instalação é simples e resolve um dos principais problemas quando se trata de construção ou reforma: sua colocação não exige a quebra de paredes. “Essa característica o torna extremamente prático, é seu grande diferencial”, explica o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Stella, Fernando Berlitz.

Minimalista e sofisticado, o Balizador de Sobrepor Mini Neu tem corpo integrado à fonte de alimentação, seu design permite a emissão de facho de luz definido, não aparente, com direcionamento para baixo, o que acentua a iluminação de caminhos.

Design minimalista e sofisticação destacam o produto que se aplica a diferentes tipos de projetos

Todas essas facilidades o tornam extremamente flexível para aplicação em vários tipos de projetos, tanto em áreas internas quanto externas. O produto é bivolt e está disponível nas cores branca e preta.

A facilidade de instalação do Balizador de Sobrepor Mini Neu pode ser comprovada no manual de instalação. O vídeo está disponível no canal Stella do YouTube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=QYudeZ2WzIg

Sobre a Stella

A Stella é uma empresa especializada em iluminação que oferece soluções em tecnologia LED e na área de decoração. Tem sede em Sapiranga (RS), onde os produtos são desenvolvidos e testados em laboratório próprio. A empresa se destaca em um mercado acentuado pela competitividade ao focar em inovação e design aliados à tecnologia de ponta. Oferecendo soluções rápida para tornar ambientes mais encantadores, conta com uma equipe constantemente atualizada, em sintonia com as principais tendências mundiais em iluminação. Os processos de fabricação e importação da Stella garantem que cheguem ao mercado produtos de alto padrão e qualidade comprovada em suas linhas – Lâmpadas, Luminárias, Jardim, Fitas, Trilhos e Decorativa, encontrados nos mais de 3 mil pontos de vendas no Brasil.


« Previous Entries

Powered by Wordpress | Designed by Elegant Themes