Riscos das instalações natalinas

Com a chegada do Natal, aumenta o risco das instalações elétricas. Pensando nisso, a área técnica da Lâmpadas Golden elaborou algumas orientações acerca das ameaças elétricas quando a decoração natalina inclui ornamentos luminosos.

Instalações mal dimensionadas, fios desencapados ou um descuido na escolha do material pode levar a acidentes, como choques, apagão ou até mesmo incêndios.

A recomendação básica para evitar problemas é escolher cuidadosamente o material, evitando marcas sem garantia nem informação técnica na embalagem.

Para se evitar que os enfeites natalinos resultem em riscos à segurança das pessoas, esteja atento aos seguintes cuidados:

Pisca-pisca

  • Verifique se o pisca-pisca traz orientação de uso, escrita em língua portuguesa, bem como os índices de potência e voltagem. Outro dado importante é verificar se o selo de qualidade está visível na embalagem e se o material é testado e aprovado pelo Inmetro.
  • Na hora da instalação evite emendas e presença de fios soltos, pois um curto-circuito pode causar incêndios.
  • Teste todas as lâmpadas e troque as queimadas para obter o efeito desejado.
  • Evite ligar o pisca-pisca em extensões para não sobrecarregar o sistema.

Decoração

  • Se optar por árvore de Natal artificial, escolha a que apresente etiqueta “resistente ao fogo”.
  • Escolha a localização da árvore de Natal com cuidado, procurando mantê-la longe de fontes de calor como lareiras, fogões e aquecedores.
  • Evite colocar as lâmpadas das iluminações decorativas muito próximas de ornamentos delicados, principalmente aqueles confeccionados à base de papel de qualquer tipo para evitar o risco de incêndio.
  • Fuja da tradicional “gambiarra” e jamais instale muitos enfeites em uma mesma tomada.
  • Não coloque a árvore perto de materiais combustíveis como sofá, guarda-roupa, lixeira, dentre outros.
  • Nem todo tipo de luz pode ser usado em áreas externas. Antes de usar uma iluminação assegure se estão certificadas para esse efeito.
  • Não utilize enfeites luminosos próximos a piscinas nem da rede elétrica, a fim de evitar acidentes.
  • Verifique a bitola do fio para não gerar sobrecarga, não perder energia nem ter um consumo desnecessário.
  • Procure apagar todas as lâmpadas quando se deitar ou quando se ausentar de casa.  As lâmpadas podem gerar um curto-circuito e provocar um incêndio.
  • Se optar por velas, use suportes não inflamáveis e as mantenha distante das crianças.

STELLA promove workshop e inspira instalação de Lighting Designer.

Mais de 60 pessoas participaram do workshop LEDINSPIRA essa semana, na Templuz, em Belo Horizonte. A atividade foi conduzida, na noite de terça-feira, pelo lighting designer Oswaldo Perrenoud, mais novo parceiro especialista da Stella para falar de luz e dos conceitos de iluminação. A noite ainda foi marcada pela abertura da exposição composta por quatro instalações da também lighting designer Junia Carsalade, nas quais, de maneira bem conceitual, ela aplicou produtos Stella. A mostra fica aberta à visitação na Templuz até o final de dezembro, na Avenida Nossa Senhora do Carmo, 1150, Carmo.

Profissionais como arquitetos, designers de interiores e demais interessados no universo da iluminação, assistiram, atentamente, à explanação de Perrenoud, cujo foco foi o uso e a aplicação da luz com destaque para tópicos como Concepção de Iluminação Cênica, Posicionamento e Angulações das Fontes de Luz, Abertura de Facho e Qualidades da Luz, A cor da luz e a pós-cor, A utilização do LED – Diálogos da modernidade, Temperatura-de-Cor, Ra – IRC (Índice de Reprodução de Cores).

Na avaliação da gerente de Marketing da Stella, Patricia Veber, a ação na Templuz reforça a credibilidade que a marca conquistou no mercado, ao mesmo tempo em que intensifica o comprometimento com a qualidade e com a inovação. “Tivemos, de um lado, a palestra, os conceitos e teoria apresentados brilhantemente pelo Oswaldo Perrenoud, e, de outro a aplicação de nossos produtos por meio do trabalho fantástico da Junia. Um casamento perfeito que mostra a versatilidade e a eficiência do que colocamos no mercado”, diz Patricia.

INSPIRADA PELA STELLA

O trabalho de Junia entra como uma perfeita ilustração da proposta de Perrenoud apresentando quatro propostas de instalação. Ela conta que as instalações foram inspiradas individualmente, depois da análise dos catálogos com os lançamentos Stella. “Fiquei imaginando como poderia explorar o mistério da sombra e luz, procurando emocionar, surpreender, impactar. Estava lançado o desafio…”, comenta Junia.

Na primeira instalação, diz ela, a intenção é homenagear o complexo da Lagoa da Pampulha que recebeu esse ano o título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Unesco, desenhando com Fita Neon azul a silhueta da Igreja de São Francisco de Assis.

Na segunda instalação, a lighting designer explora a magia da poesia misturada com a luz, refletindo na parede uma frase na qual os sentimentos são testados, a partir do efeito de um Projetor.

A terceira intervenção de Junia é formada por lâmpadas filamento Vintage que “caem” do teto a partir de alturas diferentes, criando formas em movimento, mescladas com variação da cor prata, remetendo a uma “chuva de luzes”.

E, por fim, na quarta instalação, ela usa o Balizador de Sobrepor Mini Neu para formar uma iluminação lúdica marcada pela leveza e pela suavidade. Segundo Junia, o objetivo de seu trabalho é totalmente conceitual. “É fazer com que as pessoas entendam a aplicação dos produtos Stella muito além dos propósitos comerciais, residenciais ou corporativos”, completa.


A premiada ULTRALED A60 Eco da Golden ganha modelo mais eficiente

O mercado de geração de energia através de células fotovoltaicas vem crescendo no país, e com ele aumenta a procura por fontes de iluminação que funcionam em corrente contínua e alternada (12V AC/DC). Por isso, a Lâmpadas Golden acaba de lançar a ULTRALED A60 Eco de 8W, que além de atender o consumidor que utiliza fonte renovável de energia, também encontra um grande nicho de mercado em  cidades litorâneas devido sua aplicação pelo setor náutico. O produto ainda tem aplicação em food-truck, ônibus e traillers.

O modelo é mais eficiente que o lançado no ano passado, de 10W, e que foi apontado como o Produto do Ano pelo Prêmio Anamaco 2016.

A ULTRALED A60 Eco de 8W apresenta economia de até 86% no consumo de energia, quando comparada à incandescentes de 60W. Frente à fluorescente compacta tem a vantagem de não possuir materiais pesados em sua composição e de seu invólucro de plástico reduzir o risco de acidentes, principalmente quando usada em regiões litorâneas como auxiliar de pescadores.

Com 11 anos de duração e base E27 que dispensa o uso de adaptadores, o produto é ideal para retrofit, sem geração de calor.

A ULTRALED A60 Eco da Lâmpadas Golden poderá ser encontrada a partir de dezembro em lojas de materiais elétricos e home centers. Para maiores informações contatar  vendas@lampadasgolden.com.br ou ligar no (11)2122-6666.

Dados técnicos

Potência: 8W

Tensão: 12V AC-DC

Temperatura de cor: 6.500K

Fluxo luminoso: 803 lm

Eficiência: 100lm/W

Duração: 25 mil horas

Sobre a Lâmpadas Golden

A Lâmpadas Golden é uma empresa que atua no mercado de iluminação desde 1990. Pioneira na preocupação com a eficiência energética, a Golden foi uma das primeiras empresas brasileiras a apostar na lâmpada eletrônica, colocando-se como uma das marcas líderes de mercado. Sua linha LED, com produtos que substituem as tecnologias antigas, destaca-se pela elevada eficiência e está entre as mais competitivas no varejo. Já a linha LED para especificadores atende o mercado privado especializado, além de produtos para Iluminação Pública, túneis, praças, refletores e projetores. Seu portfólio de produtos inclui também lâmpadas de halogênio, tubulares, de descarga (metálica, mista e sódio), além de acessórios, transformadores, refletores e fontes eletrônicas.

Todas suas linhas atendem as normas técnicas nacionais e têm como compromisso oferecer soluções sustentáveis em iluminação, com produtos que aliam durabilidade com melhoria do fluxo luminoso e menor consumo de energia, preservando os recursos naturais do planeta.

Seus produtos são desenvolvidos dentro dos mais elevados padrões de qualidade, em laboratórios brasileiros, e confeccionados em unidades fabris por parceiros certificados na Ásia. O processo de produção é guiado pelo Sistema de Garantia da Qualidade ISO 9001.

A empresa é associada da Abilumi (Associação Brasileira de Importadores de Produtos para Iluminação) e membro do Green Building Council Brasil.

Saiba mais sobre a Lâmpadas Golden no site www.lampadasgolden.com.br e conheça as novidades e tendências do mercado de iluminação no blog www.golden.blog.br


STELLA INTEGRA COMEMORAÇÕES DOS 40 ANOS DO CURSO DE ARQUITETURA DA PUCPR

A Stella, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil departamento Paraná (IABPR), integra as comemorações dos 40 anos do curso de Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A entidade promove o I Seminário IABPR de Inovação na Indústria, de 16 a 18 de novembro, com uma série de atividades, como palestras e workshops, que apresentarão soluções para os desafios encontrados na indústria.

O especialista em iluminação da Stella, Mauri Luiz da Silva, ministrará o workshop LEDINSPIRA em 17 de novembro, às 15 horas, e na mesma data, às 19h, ele fará uma palestra. As duas atividades terão como tema central a iluminação LED, porém, a primeira é direcionada especialmente a profissionais da área, como arquitetos e lighting designers, voltada especialmente à formação e à capacitação dos participantes, que receberão certificado. Na pauta do workshop, o especialista destacará a utilização do produto, serviço, benefícios, construção de argumentação com o cliente, entre outros tópicos. A proposta é que o participante, ao final da palestra, tenha condições de especificar corretamente a iluminação em ambientes internos e externos.

Já a palestra, no início da noite, terá um público mais abrangente como estudantes e demais interessados no universo da iluminação. Mauri vai discorrer sobre tendências, lançamentos de produtos, normas técnicas. A ideia é despertar no estudante o interesse em conhecer mais sobre iluminação, especificação de lâmpadas.

FORTALECIMENTO DA MARCA E POSICIONAMENTO

Para a gerente de Marketing da Stella, Patricia Veber, integrar as comemorações dos 40 anos do curso de Arquitetura, mostra o fortalecimento da marca no que se refere ao compromisso com a excelência. “Em um momento tão importante para a sociedade, em que precisamos enfrentar desafios e buscar soluções, a Stella se posiciona como provocadora e estimula a reflexão e o questionamento acerca de assuntos relevantes para a sobrevivência humana e nesse contexto a tecnologia LED cumpre seu papel ao contribuir, entre outros, com a redução de consumo de energia elétrica”, diz Patricia.

A parceria com a Stella, da mesma forma, é destacada pela diretora executiva do IABPR, Claudia Dudeque. Para ela, além de parceira permanente durante o ano, a empresa se destaca por seu posicionamento em relação à sustentabilidade e à tecnologia. “O IABPR é preocupado com as questões ambientais e valoriza empresas que apresentam soluções coerentes com essa temática. A especialização em LED da Stella proporciona isso. Além disso, o objetivo do Seminário é proporcionar a difusão e troca de informações de soluções da indústria da construção que podem ser utilizadas pelos arquitetos resolvendo os desafios diários que encontram. E a iluminação é um item importante no trabalho dos arquitetos. Outro ponto importante é que a Stella aposta no desenvolvimento local de tecnologia da mesma forma que o IAB/PR que acredita no enorme potencial dos arquitetos do Estado do Paraná”, afirma Cláudia. Mais informações sobre o seminário podem ser conferidas no site do evento: http://www.seminarioiabpr.com.br/.


Nova luminária da Conexled combina alta tecnologia e design moderno

A Conexled, divisão de negócios do Grupo Conex, com atuação no segmento de Iluminação LED de Alta Performance, direcionado às áreas comercial, industrial e pública, acaba de lançar ao mercado um novo modelo de Projetor Industrial.

Os projetores da linha LED Icaraí Conexled oferecem resistência, versatilidade e ótimo desempenho para aplicações em áreas externas expostas ao tempo, gases, vapores e pós ou em áreas abrigadas.

A linha Icaraí destaca-se pela robustez e utiliza HIGH POWER CREE de alta eficiência luminosa e de acordo com diretrizes da norma IES LM-80, e fontes de alimentação Meanwell de ultima geração.

Devido ao avançado sistema óptico para iluminação específica ou de longo alcance, o conjunto de LED e lente proporciona alta uniformidade luminosa e excelente rendimento, reduz o ofuscamento, aumentando os índices de iluminação com economia de energia e baixa manutenção. A linha é extremamente eficiente, possui maior fluxo luminoso com menor consumo.

Ficha Técnica

Projetor LED Industrial

Fabricante: Conexled

Modelo: Linha Icaraí

Potência: 98W,154W, 195W

Tensão: 90~305VAC

IRC: >70

Temperaturas de cor: 5 000K

Fluxo Luminoso:

1 Placa LED

98W  (11 340lm) / 154W (17 460lm)

2 Placas LED

195W  (22 052 lm)

Acabamento: Liga de alumínio Fundido / Lente em policarbonato.

Observação: Garantia de 5 anos; Fonte de alimentação integrada ao alojamento; corpo leve e resistente; design compacto; Sistema ótico eficiente.

Contatos:

Conexled

11 2334-9393

vendas@conexled.com.br

www.conexled.com.br


« Previous Entries

Powered by Wordpress | Designed by Elegant Themes