Abilumi reforça orientação ao consumidor sobre lâmpadas LED.

Como as incandescentes reinaram por quase 150 anos no mercado, o consumidor, com toda razão, acostumou-se a escolher uma lâmpada pela potência (W). Apesar de a tecnologia ter dado um salto nos últimos anos, com o surgimento das fluorescentes compactas e, mais recentemente, com a lâmpada LED, essa cultura permanece e muitos acham que potência é o que importa na hora de adquirir uma lâmpada.

Mas por que ainda fazemos isso? Na opinião do engenheiro eletricista, Rubens Rosado, assessor técnico da Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi), a resposta é simples: “pura comodidade, pois mudanças culturais exigem esforço. As próprias embalagens induzem o consumidor a pensar em potência, pois é o que encontramos em destaque. Fabricantes ainda resistem em ressaltar o fluxo luminoso e a eficiência nas embalagens, temendo que o consumidor se confunda na hora da aquisição. Mas isto com o tempo vai mudar”, acredita.

Um outro aspecto a ser considerado é a eficiência da lâmpada. “Assim como em nosso carro, onde nos preocupamos com quantos quilômetros ele faz com 1 litro de combustível, a eficiência da lâmpada vai indicar o quanto o produto consumirá de energia para iluminar adequadamente um determinado ambiente. Lembrando que a eficiência é representada por lúmens/Watt”, explica Rosado.

Sendo assim, podemos, por exemplo, ter dois ou mais modelos de lâmpadas LED com potência de 10W cada, porém com fluxos luminosos diferentes. “Uma vez que as lâmpadas consomem a mesma quantidade de energia, será mais vantajosa a compra da lâmpada que oferece um fluxo luminoso (Lm) ou uma eficiência Lm/W maior. O importante é que todos esses dados vão estar nas embalagens, ninguém vai precisar usar uma calculadora quando for comprar uma lâmpada. Basta comparar os dados”, comenta Rosado.

As lâmpadas LED foram regulamentadas pelo Inmetro para oferecer mais segurança ao consumidor. Preocupada com o consumidor, antes mesmo do processo de certificação de lâmpadas LED pelo Inmetro, as empresas associadas à Abilumi já traziam em seus produtos o selo da entidade, de forma a garantir aos consumidores uma lâmpada LED de qualidade, com vida útil, fluxo luminoso, eficiência e outras características técnicas e de segurança exatamente como informadas nas embalagens.


Celena traz High Bay Prisma 2 de LED para grandes áreas comerciais.

A geração de luminárias LED de alta eficiência ganha mais um modelo da linha High Bay. É a Prisma 2 com 100W, 150W e 200W, indicada para grandes áreas com pé direito alto e que demandam um elevado fluxo luminoso. Ela é uma alternativa às lâmpadas de vapor de sódio com uma economia de até 65%.

Sua luz branca fria (5700K) é estimulante e indicada para áreas internas como indústrias, galpões e centros de distribuição, bem como locais com prática de esporte e atividades físicas, sem alterar a cor dos objetos. Graças à tecnologia LED e o design do dissipador aletado, a luz emitida não gera calor para o ambiente, proporcionando maior conforto térmico.

Devido a o seu controle óptico eficiente, com ângulo de abertura de 60°, a High Bay Prisma 2 permite uma iluminação livre de ofuscamento e sombras.

A Linha High Bay Prisma 2 é uma luminária com a marca Golden que a Celena projetos e iluminação traz para o segmento industrial e comercial. Para maiores informações, solicitar um representante pelo telefone: 11 4871-1880 ou pelo e-mail: contato@celenapar.com.br.

Dados técnicos:

  • Potência: 100W, 150W e 200W
  • Fluxo luminoso: 10.000, 15.000 e 20.00lm
  • LED chip Osram
  • Temperatura de cor: 5.700K
  • Tensão: 190~240V
  • Fator de potência > 0,95
  • IRC: ≥70
  • Eficiência luminosa: até 100lm/W
  • IP54
  • Vida útil: 50.000h
  • Tempo de garantia: cinco anos.

SX Lighting anuncia avanço de obras de novo parque fabril.

A SX Lighting, empresa brasileira especializada em luminárias a LED de alto desempenho, mantém o ritmo acelerado das obras da sua nova fábrica em Pindamonhangaba, interior de São Paulo.

Com previsão de início das atividades operacionais para o terceiro trimestre de 2017, o parque industrial de quatro mil metros quadrados já recebeu mais de R$5 milhões em investimentos. A companhia conta hoje com 50 empregados diretos e outros 100 indiretos para a produção de 30 mil luminárias de alto desempenho este ano. A expectativa é que a companhia dobre o número de colaboradores nos próximos 12 meses.

A nova unidade da empresa terá capacidade para até 300 funcionários para atender a necessidade atual e futura do mercado nacional de iluminação a LED. “A SX Lighting conta com centenas de empresas pelo País que exercem as mais diversas atividades econômicas, como grandes atacadistas, centros de conveniência, indústria aeronáutica, autopeças, instituições de ensino, condomínios residenciais e vias públicas. A expansão da atividade industrial faz parte da estratégia de crescimento da companhia, ao mesmo tempo em que desenvolvemos novas soluções diferenciadas para o mercado, declara Ildeu Paulo da Silva, sócio-diretor da SX Lighting.

Apesar do cenário adverso para o setor de atividade industrial do país, a SX Lighting trabalhou nos últimos dois anos em geração e busca de novas oportunidades, melhorias de seus processos e produtos, e investimento em uma solução pioneira que resultou na criação de uma luminária dedicada a supermercados e hipermercados.

A empresa possui foco em integração de soluções de alto desempenho e eficiência para os mercados industrial, público e comercial e dispõe hoje de uma rede de vendas e suporte ao cliente formada por profissionais da empresa e representantes autorizados em todo território nacional.


Soprano ingressa no mercado de iluminação

A unidade de materiais elétricos da Soprano  fez sua estreia no mercado da iluminação durante o 23º Salão Internacional da Construção e Arquitetura (Feicon), realizado em São Paulo (SP), entre os dias 4 e 8 de abril. A aposta da fabricante foi nas lâmpadas LED, item inédito na linha de montagem da empresa. A Soprano também apresenta um mix de produtos para o setor elétrico, envolvendo quadros de distribuição, mini disjuntores, DR, DPS e sensores de presença que já fazem parte do portfólio de produtos.

As lâmpadas LED estão disponíveis nos modelos bulbo A55 e A60 e tubular de 600mm e 1200mm, com tensão bivolt e temperatura de cor de 3000K e 6500K. Indicadas para ambientes residenciais ou indústria, as lâmpadas têm vida útil de cerca de 25 mil horas e com três anos de garantia, o produto possui vida longa e um alto nível de economia de energia, chegando a 83% no modelo bulbo e em 50% no modelo tubular, em relação às lâmpadas incandescentes comuns. Certificadas pelo Inmetro de acordo com a portaria 389/2014, as lâmpadas LED chegam às lojas de todo o Brasil a partir de julho.

Além das lâmpadas LED, a Soprano lança nos próximos meses os quadros de distribuição de energia de 24 e 36 polos e a prensa-cabo, utilizada na instalação de cabeamento elétrico em residências, indústrias e lojas comerciais.

Entre outros lançamentos, a empresa apresentou os novos quadros de distribuição de energia de 24 e 36 polos que foram desenvolvidos para facilitar o trabalho de profissionais em instalações residências, comerciais e indústrias em geral. Os novos modelos de embutir possuem porta com abertura lateral, permitindo a inversão de abertura pelo lado esquerdo ou direito e entradas para eletrodutos com pré-marcações em todas as faces. Os quadros já  estão disponíveis para comercialização e  são montados com utilização de até 24 ou 36 polos (IEC) até 63A e seguem todas as certificações de segurança. Grau de proteção IP40, produzido com material que não propaga chamas e com tampa fabricada em ABS auto extinguível, seguindo as normas  NBR IEC 60529:2005, e as normas NBR IEC 60670-1 e NBR IEC 60439-3.


Lâmpadas Golden apresenta lançamentos LED para Feicon 2017

Em 2017 a Golden trouxe para a Feicon Batmat diversos lançamentos em LED com foco na eficiência energética, alta qualidade e economia para incrementar os negócios da empresa de iluminação. Com eles, a companhia estima um crescimento do volume de vendas na feira em torno de 20%.

Modelo Bulbo 4U com tecnologia LED

O modelo da linha ULTRALED tem design tradicional similar à eletrônica (conhecida popularmente como econômica), mas usa tecnologia LED. Ele pode compartilhar os mesmos lustres e spots da incandescente e fluorescente compacta, pois usa o soquete tipo rosca E27, além de ter um alto fluxo luminoso e ângulo de abertura de 360° que possibilita uma aplicação em luminárias na posição vertical ou horizontal, sem prejudicar a luminosidade. O produto, que já é certificado e possui temperatura de cor branca fria (6.500K), está disponível nas potências 10W, 15W e 18W que são até 85% mais econômicas que a incandescente de 80W, 100W e 120W e a fluorescente de 23W, 29W e 33W respectivamente. Dura 11 anos.

Tartaruga LED da Golden em dois modelos

A luz balizadora da luminária Tartaruga ULTRALED dispõe das opções leitosa e transparente, o que permite adaptar-se à necessidade de fluxo luminoso exigido pelo espaço, seja ele um estacionamento, hotel ou residência. Com 7W de potência, o produto substituiu a incandescente de 40W e a fluorescente de 13W com82% de economia. É indicada tanto para iluminação interna como externa, pois devido à proteção IP 65 pode ficar exposta ao tempo.

Luminária FIT ULTRALED consome até 50% menos

A FIT tubular da linha ULTRALED tem duas opções de potência: 18W, que substitui duas fluorescentes de 18W ou 20W; e 36W, que substitui duas fluorescentes de 36W ou 40W, com uma economia no consumo de energia elétrica de até 50%. O modelo, disponível em dois tamanhos (0,60cm e 1,20 m de comprimento), já vem com reator embutido e é de fácil instalação, pois acompanha presilhas e parafusos para fixação. Leve e compacta, a FIT ULTRALED é recomendada para residências, academias, escolas e estacionamentos. Com temperatura de cor de 6.500 K, fornece uma luz branca e estimulante, sem alterar a cor dos objetos.

Lâmpada Alta Potência LED se transforma em luminária

A Alta Potência ULTRALED, devido o elevado fluxo luminoso, é indicada para locais com pé direito alto (entre 6 e 8 metros), como estacionamentos, galpões, igrejas, shoppings, supermercados e condomínios, entre outros.  Possui duas opções de potência: 65W e 80W. A primeira substitui a lâmpada fluorescente de 85 W e a mista de 160W, com um ganho de eficiência de 59% em relação a esta. Já o modelo Alta Potência de 80W equivale à fluorescente de 135W e à mista de 250W, neste caso com uma economia de até 68%.

O produto já vem com um acessório que transforma a lâmpada em luminária e que é vendido separadamente. Esta lâmpada, que substitui a luminária com cúpula, é de fácil instalação devido ao encaixe em rosca (E27 para 65W e E40 para 80W) e, diferentemente das mercúrio e metálicas – também usadas em locais de pé direito alto – não precisam de reatores de ignição para funcionamento, pois na tecnologia LED os mesmos já vêm integrados.  Por isso, em caso de queda de tensão reacendem automaticamente, o que nas lâmpadas de alta tensão pode levar até 15 minutos.

LED A60 da Golden ganha modelo dimerizável

O novo modelo A ULTRA LED A60 de 8W dimerizável permite controlar a intensidade luminosa da lâmpada, conforme a necessidade de uso no ambiente e o  efeito que se deseja obter da luz, além de economizar energia. Substitui a lâmpada incandescente de 50W, com 84% de economia, e a fluorescente de 15W com 46% de economia. Seu alto fluxo luminoso (700 lm) garante a luminosidade ideal à maioria dos ambientes, podendo ser aplicado tanto em residências como em ambientes comerciais. Possui base em rosca E27, podendo ser aplicada em luminárias decorativas, lustres, arandelas e abajures. Sua temperatura de cor de 2.700 K garante uma luz de tonalidade amarela que reproduz a luz do sol, aconchegante e ideal para relaxar. Para seu perfeito funcionamento, a ULTRALED A60 dimerizável da Golden deve ser usada somente com dimmers analógicos.

Linha Decor para iluminação retrô

A linha decorativa ULTRALED Decor traz cinco modelos com filamentos aparentes: Pera, A60, Globo, Vela e Vela Chama.  Devido sua estética retrô, as lâmpadas desta linha podem ser utilizadas tanto sozinhas em pendentes com soquetes, como em luminárias decorativas, abajures e embutidos. Com 4W de potência, os produtos com filamento da Golden são recomendados para iluminação complementar e decorativa de residências e de estabelecimentos comerciais que desejam requinte na decoração, como hotéis, lojas e restaurantes. Substituem as incandescentes de 30W, com 86% de economia, e as lâmpadas de filamento de carbono. Com temperatura de cor de 1.800K, os produtos da linha ULTRALED Decor produzem uma luz amena meio alaranjada que garante ambientes aconchegantes e funcionais.


« Previous Entries

Powered by Wordpress | Designed by Elegant Themes