Temperatura de cor das lâmpadas LED: saiba como utilizar em cada ambiente

A Brilia oferece uma ampla linha de produtos que atendem às necessidades de quem deseja ampliar a experiência com o uso das lâmpadas LED

São Paulo, outubro de 2017 – Cada dia mais populares entre os consumidores, as lâmpadas LED têm ganhado a preferência das pessoas na hora de trocar a iluminação de casa ou do escritório, pois possuem uma vida útil mais longa e ajudam a reduzir o consumo de energia elétrica. Porém, outra característica que permite a versatilidade da iluminação de ambientes e traz benefícios para a produtividade, está relacionada à temperatura da cor da luz produzida pelo LED.

Em 1931, a Comissão Internacional da Iluminação iniciou alguns estudos para tentar determinar a tonalidade de cor emitida pelas lâmpadas. A partir desses estudos surgiu a denominação temperatura de cor que é especificada por Kelvin. No teste, um corpo de metal foi aquecido até começar a emitir luz. Conforme a temperatura aumentava, a luz emitida variava entre o lilás até o azul, o que resultou na criação de uma tabela de temperaturas de cor, que segue uma escala de 2000K a 6500K.

A luz branca FRIA – 5000K até 6500K – lâmpadas com essa temperatura de cor são ideais para ambientes onde há necessidade de grande luminosidade para realizar atividades rotineiras. Para estudar, trabalhar e até cozinhar, a luz fria é ideal, pois dá a impressão de que ilumina mais e assim, nos mantêm atentos. Ou seja, escritórios, cozinhas, banheiros e áreas de serviço são áreas que recebem bem esse tipo de iluminação.

Ideal para ambientes nos quais se deseja criar uma atmosfera confortável e tranquila como quartos, salas de estar, jantar ou varanda, a luz branca QUENTE ou amarela – 2700K até 3300K – torna os espaços mais aconchegantes e acolhedores pois proporciona uma sensação de relaxamento, tornando o ambiente mais propício para o lazer e descanso.

Já a luz branca NEUTRA, que abrange a faixa de 3300K a 5000K, pode ser aplicada tanto em ambientes de relaxamento quanto em locais que exigem mais atenção. É uma temperatura bastante utilizada em shoppings e iluminação geral de ambientes de convívio.

Com o conceito “luz muda tudo”, a Brilia, pioneira no desenvolvimento e distribuição de produtos de iluminação LED (Light Emitting Diode) no Brasil, oferece uma ampla linha de produtos que atendem às necessidades de quem deseja ampliar a experiência com o uso das lâmpadas LED e fazer a correta distribuição dos produtos de acordo com a temperatura de cor ideal. Entre os modelos de lâmpadas LED comercializados pela Brilia destacam-se:

Bulbo: As lâmpadas Bulbo LED podem ser encontradas nas opções de temperatura FRIA e QUENTE e se encaixam em qualquer necessidade residencial.  A Brilia tem opções de 4,8W, 7W, 9W, 12W e 15W e até um modelo dimerizável.

Tubular: Este modelo é ideal para espaços comerciais, como indústrias e escritórios.  Com design facilmente adaptável aos diferentes tipos de ambientes, as lâmpadas tubulares podem ser aplicadas em sancas, luminárias troffer de embutir e sobrepor, plafon modulares ou luminárias lineares. A Brilia oferece duas opções de tamanho: 60cm e 120cm e três opções de temperatura de cor: FRIA, NEUTRA e QUENTE.

Luminária Slim – A luminária Slim é a opção perfeita para quem deseja usar a tecnologia LED para iluminação geral de espaços comerciais, substituindo as tradicionais fluorescentes com eficiência e praticidade. Disponível nas opções de 60cm e 120cm, o produto pode ser aplicado em superfícies de alvenaria, gesso, madeira, PVC e perfis metálicos, por meio de grampos metálicos e garante um efeito difuso, que coloca a luminosidade e a praticidade em primeiro lugar. A Brilia disponibiliza o produto em duas temperaturas de cor: QUENTE e FRIA.

Luminária Painel Quadrado de Embutir – Indicada para substituir conjuntos de luminárias e lâmpadas fluorescentes compactas, a luminária Painel Quadrado de Embutir (40cm) da Brilia permite a instalação em forros de gesso e móveis com pouco recuo. Está disponível nas três cores de temperatura – QUENTE, FRIA e NEUTRA.


Procel lança selo para luminária pública a LED

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), iniciativa do governo federal que é coordenada pelo Ministério de Minas e Energia e executada pela Eletrobras desde sua criação, acaba de lançar mais um Selo Procel, que atesta a eficiência de equipamentos elétricos. Trata-se do selo voltado a luminárias públicas a LED, que consolida o trabalho realizado com esta tecnologia – as lâmpadas LED residenciais já dispunham de certificação do Selo Procel desde 2014.

O Selo Procel para luminárias públicas a LED fortalece o Procel Reluz, programa voltado a projetos de iluminação pública em municípios brasileiros. Com uma tecnologia mais eficiente e econômica, as prefeituras economizam e proporcionam uma maior qualidade no serviço público ao cidadão.

A iniciativa foi amplamente discutida pelos principais agentes do setor, entre os quais laboratórios de ensaios, especialistas, fabricantes e importadores e o Inmetro. Para receber o respectivo Selo Procel, os fornecedores deverão apresentar o certificado de conformidade da luminária emitido pelo Inmetro e os relatórios de ensaios que comprovem os níveis de eficiência e qualidade exigidos nos critérios específicos estabelecidos pelo Procel. Atualmente há nove laboratórios no país habilitados pelo Procel para emitir esses relatórios.

As luminárias LED deverão atender também a outros critérios como garantia do fornecedor de cinco anos, temperatura de cor correlata (TCC) entre 2700K e 5000K, o valor de eficiência energética medido e declarado mínimo 110lm/W.


Brilia conquista certificação B Corp

São Paulo, outubro de 2017 – A Brilia, pioneira no desenvolvimento e comercialização de lâmpadas, fitas e acessórios LED no Brasil, acaba de receber a certificação B corp e reforça um movimento global de empresas que associam o crescimento econômico à geração de benefícios para a sociedade e o planeta. Com isso, a Brilia torna-se a primeira B Corp do segmento de iluminação no Brasil, reafirmando seu compromisso de ser uma empresa melhor para os seus clientes, colaboradores, parceiros e para o mundo.

Para receber o selo e fazer parte do movimento de empresas B, é necessário passar por um processo rigoroso de certificação e atingir pontuação mínima de 80 pontos de um total de 200. A avaliação exige que sejam realizados investimentos e mudanças de práticas em pilares como governança, modelo de negócio, impacto ambiental, relação com a comunidade e relação com os colaboradores. Além disso, as companhias são avaliadas desde a eficiência energética até transparência corporativa e devem fazer uma alteração no estatuto social, no qual se comprometem a ser uma empresa para o mundo e não do mundo. No Brasil, empresas como Natura e Mãe Terra são certificadas pelo sistema B.

“Ao ingressar no grupo de B Corps, a Brilia quer fortalecer um movimento global de empresas que põe seus negócios em benefício de um mundo melhor, transformando desafios em oportunidades que gerem impacto positivo nos âmbitos financeiro, social e ambiental”, afirma Vinícius Marchini, CEO e co-fundador da Brilia.

Movimento B Corp

O movimento B Corp começou em 2006, nos Estados Unidos, liderado pelo B Lab – organização sem fins lucrativos que reúne empresas convictas de que, por meio de seus produtos, práticas e governança, é possível gerar desenvolvimento socioambiental, além do econômico. Atualmente, existem cerca de 100 Empresas B no Brasil e mais de 300 na América Latina. Em todo o mundo, o movimento B Corp reúne cerca 2.500 companhias de 130 setores diferentes.


Grupo Foxlux distribuirá R$20.000 para o consumidor final até dezembro

O Grupo Foxlux lançou em outubro uma campanha de vendas no intuito de conquistar os consumidores do Paraná. Intitulada Compra Premiada, a promoção sorteará via Loteria Federal R$2.000 em cartão premiação por semana para consumidores que adquirirem produtos Foxlux e UD Mais. A campanha é válida até dia 16 de dezembro deste ano.

Para participar, basta acessar o site da Compra Premiada, preencher um cadastro simples e anexar a nota fiscal do produto. Após validação do cadastro, o consumidor receberá por e-mail (e também pode acessar diretamente no site) seu cupom da sorte. A quantidade de números da sorte é proporcional à quantidade de produtos comprados.

Para o Grupo Foxlux, esta é uma oportunidade de estar cada vez mais próxima do consumidor final para entender melhor suas necessidades e anseios.


Prêmio Abilux Projetos de Iluminação 2017 bate recorde de inscrições

A 8ª edição do Prêmio Abilux Projetos de Iluminação comprovou sua importância junto ao setor ao somar 149 inscrições de projetos de 50 escritórios diferentes – crescimento superior a 200% em relação à 2016. Os projetos vencedores foram conhecidos durante o coquetel comemorativo do Dia da Iluminação, ocorrido no dia 19 de outubro de 2017, em São Paulo, capital.

O presidente da Abilux, Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, comemorou os resultados do projeto. “A premiação é um grande esforço do Sindilux e da Abilux para valorizar quem realiza bons projetos luminotécnicos no País. Nessa edição, a peneira foi muito fina, e posso afirmar que os juízes tiveram muito trabalho para chegar aos nomes dos vencedores. Hoje, temos no mercado de iluminação nacional excelentes profissionais e projetos. Estamos todos de parabéns!”, comenta o presidente.

Dos 149 inscritos, a categoria com mais projetos classificados foi a comercial, 38. As demais categorias somaram: residencial, 25; corporativo, 23; urbano, 20 e o Prêmio Especial de Iluminação Eficiente, 29. O Prêmio Abilux Projetos de Iluminação 2017 contou com a parceria da Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação (AsBAi), e o apoio da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) e Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA).

Profissionais e escritórios de 22 cidades de oito estados concorreram. De São Paulo vieram projetos da Capital, Boituva, Campinas, Limeira, São Carlos, São José do Rio Preto e São José dos Campos. Santa Catarina ficou em segundo lugar com inscritos de Blumenau, Florianópolis, Joinville, Palhoça e São José. O Rio Grande do Sul foi representado por profissionais de Caxias do Sul, Gramado e Porto Alegre e de Minas Gerais das cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Contagem. Brasília (DF); Pato Branco (PR); Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ) tiveram, cada um, um representante.


Vencedores do Prêmio Abilux Projetos de Iluminação 2017:


CATEGORIA RESIDENCIAL

1º LUGAR RESIDENCIAL:  CASA FLAMENCO

AUTOR DO PROJETO: Rodrigo Jardim e Fabiana Rodrigues

ESCRITÓRIO: Ilumination Strategic Design

FOTOS: Tuca Reinés

ARQUITETURA: Bia Prado

2º LUGAR RESIDENCIAL: CASA 01

AUTOR DO PROJETO: Marina Makowiecky

ESCRITÓRIO: Allume Arquitetura de Iluminação

FOTOS: Mariana Boro e Sla Fotos

3º LUGAR RESIDENCIAL: APTO MB

AUTOR DO PROJETO: Marcos Castilha

COLABORADORES: Brenda Lelli, Carina Tavares e Larissa Oliveira

ESCRITÓRIO: Castilha Iluminação

FOTOS: Marcos Castilha

CATEGORIA COMERCIAL

1º LUGAR COMERCIAL: CENTRO CULTURAL JAPAN HOUSE

AUTOR DO PROJETO: Marcos Castilha

COLABORADORES: Brenda Lelli, Carina Tavares e Larissa Oliveira

ESCRITÓRIO: Castilha Iluminação

FOTOS: Rafaela Netto

2º LUGAR COMERCIAL: BASILICA DO RIO DE JANEIRO

AUTOR DO PROJETO: Monica Ann Diniz

ESCRITÓRIO: Md Light

FOTOS: Erik B. Pinto

3º LUGAR COMERCIAL: GALERIA DE ARTE

AUTOR DO PROJETO: Renata Bodi

ESCRITÓRIO: Oficinamarela

FOTOS:  Roberta Bulle Fay

CATEGORIA CORPORATIVA

1° LUGAR CORPORATIVO: LINX

AUTOR DO PROJETO: Rafael Leão

ESCRITÓRIO: Conforto Visual

FOTOS: Maíra Acayaba

2º LUGAR CORPORATIVO: HOLDING EMPRESARIAL SÃO PAULO

AUTOR DO PROJETO: Gilberto Franco

COLABORAÇÃO: Juliana Scialis

ESCRITÓRIO: Franco Associados Lighting Design

FOTOS: Maíra Acayaba

3º LUGAR CORPORATIVO: CENTRO DE ONCOLOGIA

AUTOR DO PROJETO: Marina Frigeri e Marilia Saccaro

ESCRITÓRIO: Fos Iluminação

FOTOS: Marcelo Donadussi

CATEGORIA URBANA

1º LUGAR URBANO: EDIFÍCIO ORIENTE SQUARE

AUTOR DO PROJETO: Paulo Torniziello Rodrigues

ESCRITÓRIO: Paulo Torniziello Iluminação

FOTOS: Miro Martins

2º LUGAR: ARENA DA JUVENTUDE

AUTOR DO PROJETO: Luciana Constantin, Paula Carnelós e Eder Ferreira

ESCRITÓRIO: Acenda Projeto de Iluminação

FOTOS: Leonardo Finotti

3º LUGAR: ED. PARQUE AVENIDA

AUTOR DO PROJETO: Marcos Castilha

COLABORADORES: Brenda Lelli, Carina Tavares e Larissa Oliveira

ESCRITÓRIO: Castilha Iluminação

FOTOS: Rafaela Netto e Renato Dalla Marta

PRÊMIO ESPECIAL EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

1º LUGAR EFICIÊNCIA: CENTRO CULTURAL JAPAN HOUSE

AUTOR DO PROJETO: Marcos Castilha

COLABORADORES: Brenda Lelli, Carina Tavares e Larissa Oliveira

ESCRITÓRIO: Castilha Iluminação

FOTOS: Rafaela Netto

2º LUGAR EFICIÊNCIA: HOLDING EMPRESARIAL SÃO PAULO

AUTOR DO PROJETO: Gilberto Franco

COLABORAÇÃO: Juliana Scialis

ESCRITÓRIO: Franco Associados Lighting Design

FOTOS: Maíra Acayaba

3º LUGAR EFICIÊNCIA: EDIFÍCIO ORIENTE SQUARE

AUTOR DO PROJETO: Paulo Torniziello Rodrigues

ESCRITÓRIO: Paulo Torniziello Iluminação

FOTO: Miro Martins


« Previous Entries

Powered by Wordpress | Designed by Elegant Themes