Certificação definitiva para o LED

Por Luciana Freitas

O Brasil está passando por uma fase de amadurecimento dos programas de certificação compulsória de lâmpadas (mais avançado em termos dos prazos finais) e luminárias públicas convencionais e LED em fase inicial. É inegável que os produtos LED vieram para ficar, porque oferecem uma nova tecnologia de alta eficiência luminosa e com uma vida muito maior do que os demais produtos – sem contar que a tecnologia ainda está em evolução.

Hoje em dia, estão disponíveis no mercado lâmpadas certificadas e não certificadas, e assim deve permanecer até 17 de janeiro de 2018, que é o prazo estabelecido na portaria Inmetro 221/2016.

Já no caso de luminárias públicas, pelo fato de o mercado consumidor ser especializado e conhecer a legislação, certamente buscará o produto certificado mesmo antes dos prazos legais, pois sabe que se trata de um produto de maior confiabilidade sob o ponto de vista de desempenho e segurança.

Acesse na íntegra a matéria “Certificação definitiva para o LED”, publicada na edição 231 (Julho de 2017) da Revista Lumière Electric: https://www.yumpu.com/pt/embed/view/GmRbUq54nwZrjcdI

Comments are closed.

Powered by Wordpress | Designed by Elegant Themes