Conhecidos os vencedores do Prêmio Abilux Design de Luminárias

Aos 20 anos, o Prêmio Abilux Design de Luminárias somou 1.166 peças inscritas desde a sua primeira edição.

Em 2014 foram 97. Dessas, 24 foram classificadas e 14 premiadas

Foram conhecidas terça-feira (22/04/2014), em evento realizado, em São Paulo (SP), na Expolux, as luminárias vencedoras do Prêmio Abilux Design de Luminárias. A edição 2014 do Prêmio foi muito especial. Criado em 1994 pela Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação) para estimular o desenvolvimento de um design nacional de luminárias que privilegiasse a criatividade dos designers e incentivasse a indústria a fabricar produtos diferenciados, o prêmio está comemorando 20 anos. Desde que foi instituído participaram 1.166 projetos. O atual recebeu 97 inscrições de produtos que concorreram nas categorias: iluminação residencial, comercial, industrial, pública e monumental além de um prêmio especial “Conservação de Energia”.

Design diferenciado, predominância de novas tecnologias com grande concentração de produtos utilizando como fonte luz o LED e uso de novos materiais marcaram a atual edição do Prêmio. Dos 97 produtos inscritos, 24 foram selecionados para participar da etapa em que foram eleitas as luminárias vencedoras.

Os três primeiros colocados de cada uma das categorias em que o Prêmio foi disputado receberam troféu, certificado e selo, observando-se o seguinte critério: troféu, certificado e selo para o primeiro lugar e certificado e selo para os segundos e terceiros lugares. O vencedor do Prêmio Especial “Conservação de Energia” recebeu troféu, certificado e selo.

O Prêmio Abilux Design de Luminárias conta com a parceria do Senai/SP.

Jurados:

Teresa Cristina Vanucci Gouvea – analista de design do Senai São Paulo Design; Luis Emiliano Costa Avendaño – professor de graduação no Centro Universitário Belas Artes, Faculdades Integradas Interamericanas e Faculdades Anhanguera; Marcelo Siogoli – diretor financeiro da ABESCO e diretor executivo da empresa Pense Eco; Isac Roizenblatt – engenheiro eletricista, mestre em energia, doutor em arquitetura e urbanismo, diretor técnico da Abilux, Aurisnede Pires Stephan – professor univesitário da FAAP, ESPM, FASM e Ied na área de design, Cyntia Malaguti de Souza – professora e pesquisadora dos cursos de design do Centro Universitário Senac e FAU/USP; Fabiano Virgilio Pereira – IED – Instituto Europeo di Design; Milton Francisco Junior – professor nos cursos de graduação e pós-graduação da FAAP , coordenador do curso de Desenho Industrial da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP.

Mostra de Design:

As peças vencedoras da Edição 2014 do Prêmio Design de Luminárias estarão expostas de 23 a 26 de abril, no Espaço da Abilux, na Expolux (Expo Center Norte), em São Paulo – SP.

Os produtos vencedores do Prêmio Abilux Design de Luminárias 2014

RESIDENCIAL

1º Colocado

Luminária de Teto

Produto: DUAL MIX
Empresa: Utiluz (Vertex)
Designer: João Francisco Adams Tcacenco

Características técnicas:

Luminária pendente de teto com LEDs para iluminação funcional e decorativa para aplicação residencial, podendo ser usada também para iluminação comercial em lojas e escritório. Corpo em perfil exclusivo de alumínio extrudado, difusor em acrílico prismático e abas laterais também em acrílico. No perfil de alumínio são instalados os LEDs para iluminação funcional com opção de temperatura de cores variadas (3000, 4500 ou 6000K). Nas laterais do perfil são colocadas as abas de acrílico satinado com espessura de 8 mm e instaladas placas de LEDs responsáveis pela iluminação decorativa. Esses LEDs podem ser de apenas uma cor ou em RGB Colormix. A troca de temperatura de cor, bem como a mudança de cores dos LEDs decorativos, pode ser feita por meio de comandos manuais ou por controle remoto. A potência total da luminária pode chegar a 40 Watts com comprimento de 1000 mm. O driver e sistemas eletrônicos são incorporados na parte superior do perfil. Foram utilizados 15 Watts de LEDs na cor branco quente 3000K, mais 15 Watts na cor branco frio 6000K para iluminação funcional e ainda mais 8 Watts nas cores RGB para iluminação decorativa e o controle das temperaturas de cor e da troca de cores RGB, que é feita por meio de controle remoto por rádio frequência

2º Colocado

Luminária de Teto

Produto: Pendente Soleil
Empresa: GEO LUZ & CERÂMICA
Designer: Maurício D’avila

3º Colocado

Luminária de Teto

Produto: FLY / PENDENTE
Empresa: ILUMINAR LTDA.
Designer: Alessandro Peres

COMERCIAL

1º Colocado

Luminária de Teto

Produto: Slim Led
Empresa: Utiluz (Vertex)
Designer: João Francisco Adams Tcacenco e Equipe Técnica

Características técnicas:

Luminária pendente de teto com LEDs para aplicação em ambientes comerciais, escritórios, estações de trabalho, lojas, shoppings, restaurantes. Também se aplica a residências, salas de jantar e home offices.  Produzida em perfil exclusivo de alumínio extrudado, utiliza LEDs de média potência e alta intensidade. Seu difusor é em acrílico translúcido com uma das superfícies prismática que ajuda a difundir a luz do LED tornando o ofuscamento muito menor e mantendo o rendimento alto. Possui dimensões reduzidas, altura de 12 mm, largura de 100 mm e comprimento de 500 ou 1000 mm. Por ser produzida a partir de perfil de alumínio e acrílico, pode ser fabricada com medida máxima de 2000 mm de comprimento. O driver é alimentado de 80 à 250Vca (full range). A potência total da luminária no modelo 1000 mm é de 30 Watts e utiliza LEDs com 140 lúmens/Watt. Assim, é possível obter um fluxo luminoso total de 4200 lumens.

2º Colocado

Luminária de Teto

Produto: Modular
Empresa: LUMEX INDÚSTRIA, COM., IMPORT., EXPORT. E PROJ. DE ILUM. EIRELI
Designer: Equipe de Desenvolvimento ITAIM Iluminação

3º Colocado

Luminária de Parede

Produto: Lay / Arandela
Empresa: ILUMINAR LTDA.
Designer: Alessandro Peres

INDUSTRIAL

1º Colocado

Luminária de Teto

Produto: Luminária ÁGATA
Razão Social: INTRAL
Designer: Equipe Intral

Características Técnicas:

A família de luminárias de LED Ágata foi desenvolvida para atender as especificações de um sistema de iluminação industrial. Utiliza pouco espaço no local da instalação. Uso de lentes específicas que possibilitam melhor controle da luz. Maior versatilidade de potências e fluxo luminoso com o uso de diferentes drivers de controle da corrente e de Engines de LED. Design do corpo da luminária desenvolvido com base em software de última geração para gerenciamento térmico.  Grau de proteção da luminária IP65: protegendo o compartimento óptico e outros componentes elétricos contra as intempéries do ambiente externo. O corpo da luminária é fabricado em alumínio possibilitando uma total reciclagem. A Ágata apresenta expectativa de vida de 70.000 horas. Design e desenvolvimento do produto 100% nacional.

2º Colocado

Luminária de Teto

Produto: ILS
Empresa: GUARILUX LTDA.
Designer: Edilson Marques de Oliveira

3º Colocado

Luminária de Mesa

Produto: IND – 50 – MODULAR
Empresa Utiluz (VERTEX)
Designer: João Francisco Adams Tcacenco

PÚBLICA E MONUMENTAL

1º Colocado

Luminária de Mesa

Produto: ST3 – LINHA STREET
Empresa: COLD LED LIGHT
Designer: Equipe Cold Led light

Características Técnicas

As luminárias da linha Street são ideias para grandes áreas (avenidas, ruas, praças). Possuem baixo consumo e alto desempenho de iluminação. Com chassi em aço com pintura eletrostática, dissipadores em alumínio extrudado e capa em polietileno de alta resistência a intempéries. Possuem 84 LEDs com proteção IP67.  Fluxo luminoso: 9.570 lúmens; ângulo de abertura: 135°x65°; consumo energético: 96 Watts; alimentação: 100 – 240V; índice de proteção IP67; fonte de alimentação com eficiência superior a 87%;

2º Colocado

Luminária de Mesa

Produto: SL3 – LINHA SLIM
Empresa: COLD LED LIGHT
Designer: Equipe Cold Led light

º Colocado 1

Luminária de Mesa

Produto: Focus Light
Empresa: FASA
Designer: Equipe FASA de Criação.

3º Colocado 2

Luminária de Mesa

Produto: DI – 2100/06 – VERSATTI I
Empresa: REPUME REPUXAÇÃO E METALÚRGICA LTDA.
Designer: Donato Esteca Iannuzzi

PRÊMIO ESPECIAL

Luminária de Mesa TP 8007 Future, da Trópico

Produto: TP 8007 – FUTURE
Empresa: TRÓPICO
Designer: Departamento de Engenharia Trópico

Características técnicas:

Economia de energia por seu uso em baixa potência proporcionando alto desempenho e rentabilidade. Alto índice de reprodução de cores, mantendo a fidelidade do projeto arquitetônico. Ignição instantânea mesmo quando usado em potências elevadas.  Sistema sazonal de dissipação de calor S.H.D.S. (SeazonalHeatDissipationSystem), que permite acelerar a dissipação de calor por meio de produto térmico especial. Fácil integralização com outros elementos eletrônicos como módulos fotovoltaicos, baterias, etc. Inovador sistema L.F.F.C. para otimização da dissipação de calor. Filtro regulador de pressão com exclusivo sistema B.T.A. Controle remoto via Wi-Fi. Controle fotoeletrônico por meio de rele (a pedido). Controle Dimmer (a pedido) (ver Sistema de Controle a Distância). Parafusos com sistema antivandalismo e imperdíveis. Sistema de proteção contra elevação de temperatura da luminária.

Comments are closed.

Powered by Wordpress | Designed by Elegant Themes