São Luiz do Paraitinga inaugura Projeto Cidade Inteligente

Modernização de cidade histórica inclui iluminação com LED e gestão dos ativos de IP

São Luiz do Paraitinga (SP) é a primeira cidade a ser beneficiada pelo Projeto Cidade Inteligente idealizado pela Elektro com o intuito de mobilizar toda a comunidade do município para uma mudança comportamental e cultural, de modo que se permita uma cidade rica em tecnologias de informação e comunicação. A iniciativa engloba ações na área de iluminação, com a adoção de tecnologias que gerem economia no consumo de energia elétrica e redução do impacto ambiental.

Para melhorar a qualidade da iluminação e reduzir o consumo de energia em até 50% serão instalados 120 pontos com Luminárias Extreme LED SQUARE Modular da Lâmpadas Golden para iluminação pública. A empresa também será responsável pela instalação dos equipamentos, que contarão com sistema de gerenciamento remoto controlado através de rádio frequência, capaz de monitorar os ativos de IP em tempo real. O sistema de telegestão, da Celena, utiliza software de protocolo aberto, cujas funcionalidades incluem controle da intensidade luminosa e da vida útil das lâmpadas, dimerização das mesmas e contagem de tráfego.

Por se tratar de uma cidade tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), as lâmpadas com tecnologia LED terão a temperatura de cor amarelada para ficarem mais próximas da iluminação que um dia foi realizada pela luz do lampião, conservando o ar saudosista.

O plano também prevê a instalação de painéis solares para geração de energia em prédios públicos e 6 mil medidores inteligentes em todo o município, que permitirão aos clientes acompanhar o consumo via internet. Ainda serão disponibilizados à população veículos elétricos, sete bicicletas elétricas e um ônibus, o Elektrobus, que é abastecido por super capacitor.

A cidade turística, localizada no Vale do Paraíba, foi escolhida para dar visibilidade ao projeto da Elektro. A previsão é que a nova iluminação já esteja funcionando nas festas de final de ano.


Luminária solar de LEDs para jardim

A luminária solar para jardim 9 led, da Neosolar Energia, é ideal para espaços externos, jardins, gramados e áreas de lazer. Funciona com energia solar, não consumindo energia elétrica e dispensando o uso de fios e baterias extras. A luz recarrega suas pilhas proporcionando uma duração de até 8 horas. Com acabamento em aço inox, possui nove leds brancos de alto brilho, três pilhas AA recarregáveis e sensor de presença que facilita o acionamento.

R$130,00

Onde comprar: site Neosolar  http://www.neosolar.com.br/loja/ 11 – 4328-5113


Luzes, ações e emoções: websérie produzida pela Brilia desvenda os bastidores do cenário criativo

Complementando a já consagrada campanha Luz muda tudo, a Brilia – pioneira no desenvolvimento e comercialização de lâmpadas, fitas e acessórios LED no Brasil – convida o público para conhecer a faísca criativa por trás do trabalho de um fotógrafo, um arquiteto, um grafiteiro e um publicitário, na visão peculiar de cada um deles sobre luz, com a websérie Luminares.

A ideia da websérie – conceitualmente idealizada pela agência Garage – surgiu com intuito de aproximar ainda mais as pessoas e o universo LED, uma vez que a tecnologia já faz parte de nosso dia a dia, usando pessoas reais, em suas casas, espaços, projetos…tudo de verdade. Gente criativa, cheia de estilo e boas ideias, que mostra que LED é mais do que economia. É criatividade, é beleza, é funcionalidade!

“O objetivo da produção é mostrar um pouco as experiências e concepções artísticas desses entusiastas, além de retratar como a luz tem o poder de influenciar e inspirar as pessoas tanto no trabalho quanto na vida, por isso a escolha de profissionais que representam territórios de afinidade com a marca”, afirma Pamela Gerard, gerente de marketing da Brilia.

Com quatro episódios, o de estreia traz Felipe Protti mostrando por que o design muda tudo para as pessoas. Entre outros assuntos, o profissional explica, por exemplo, que a arte plástica é egoísta, uma obra só, enquanto no design, a obra pode ser replicada e muitas pessoas podem usufrui-la.

Da arquitetura para as ruas, Thiago Mundano faz questão de levar iluminação à arte urbana. Engajado em projetos sociais, ele faz de um muro da Vila Madalena uma verdadeira vitrine, capaz de provar que a luz pode mudar tudo. Durante o dia, a pintura é totalmente diferente de como aparece à noite, graças às intervenções do artista.

Com a aplicação do LED a cargo da light designer Fernanda Carvalho, diretora cultural da Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação, a obra de Mundano é um presente para a cidade de São Paulo, que recebe o primeiro grafite composto por LED. Segundo ele, o grande diferencial é que a luz pode dar uma nova leitura para a peça, não apenas contornar as mesmas linhas.

Dono da agência Garage, o publicitário Max Petrucci explica que a luz é importante para ter um conforto, tornando-se essencial no ambiente de trabalho, especialmente da direção de arte. “Prefiro luzes calorosas e que não sejam totalmente funcionais, mas também decorativas. No caso da Garage, ela precisa ser inspiradora”, afirma.

Lufe Gomes fala sobre suas inspirações no mundo da fotografia. Em seus trabalhos, ele costuma captar a luz daquela pessoa, a vida dela. Quer que tudo seja o mais real possível, pois gosta da naturalidade e procura trazê-la para as fotos. Segundo ele, não dá pra fotografar sem luz: seja da pessoa ou do ambiente.

Para assistir acesse:

No Youtube: https://www.youtube.com/user/brilialed

No Facebook: https://www.facebook.com/brilia.led?fref=ts


Avant apresenta luminária LED para posto de combustível

Novidade atende com eficiência o segmento de postos de gasolina e galpões comerciais e industriais com pé direito de até 10 metros

Focada em oferecer soluções inovadoras em iluminação comercial e apostando no potencial para a aplicação da tecnologia LED em postos de combustíveis, a Avant apresenta sua linha Posto de Gasolina LED. Dotada de um novo conceito de iluminação, a Luminária Posto de Gasolina LED Avant é hermeticamente lacrada e pode ser instalada em postos e galpões comerciais e industriais com pé direito elevado, de até 10 m de altura.

Desenvolvida em liga de alumínio e com LEDs de alta potência, as luminárias garantem emissão de luz constante e uniforme, com o aproveitamento total do fluxo luminoso. Sob vários aspectos a luminária é ideal na preservação do meio ambiente: não contém metais pesados na sua composição e seu custo de manutenção é baixo devido à durabilidade de 50 mil horas, não aquece o ambiente, além de economizar 60% de energia elétrica quando comparada com as tradicionais luminárias de lâmpadas de descarga.

Diante das inegáveis qualidades do LED, a Avant tem focado o desenvolvimento de produtos que levem ao consumidor as vantagens deste tipo de iluminação. “Com a redução dos valores de produção e aquisição, as lâmpadas com LED tendem a conquistar, cada vez mais, diversos segmentos de mercado, uma vez que podem ser aplicadas nos mais diversos produtos” avalia Gilberto Grosso, CEO da Avant.

Informações técnicas:

Luminária Posto de Gasolina LED Avant

Fator de potência: superior a 0,95

Temperatura de cor: 5.000K (branca)

IRC: superior a 80

Alimentação: diretamente na rede elétrica com tensão de 220V

Potência: disponíveis modelos nas potências de 80W, 100W, 120W, 150W e 200W

Durabilidade: até 50 mil horas


Luminária de emergência ajuda na falta de luz

Na estação mais quente do ano, é muito comum ter quedas e oscilações de energia durante temporais e descargas elétricas. No último verão, só no Estado de São Paulo, caíram cerca de 434 mil raios, e o Brasil é o país onde tem mais descargas por ano (cerca de 50 milhões), segundo dados do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Além dos raios afetarem postes e cabos de energia, também podem comprometer centrais de geração e distribuição, causando falha de energia, os conhecidos apagões. Segundo o CBIE (Centro Brasileiro de Infra Estrutura), em 2013 aconteceram 45 blecautes.

Para amenizar o impacto da queda de energia, ter luminárias de emergência a postos pode ajudar a manter alguns cômodos com o mínimo de luz para uso, como banheiros, cozinhas e também escadarias, para evitar acidentes. Em ambientes coletivos, como condomínios, estabelecimentos comerciais e indústrias, a utilização é obrigatória, conforme as leis municipais e a norma do Corpo de Bombeiros.

Na hora de escolher as luzes de emergência, é importante levar em conta autonomia da bateria do produto. Uma opção é a luminária de emergência da linha Extreme LED, da Lâmpadas Golden, que possui bateria de lítio e garante até 12 horas de luz contínua. Com potência de 2,8 W, conta com 30 LEDs, é bivolt, tem luz branca e um ano de garantia. Ela tem a intensidade de luz de 120 lúmens, enquanto uma vela tem somente 1 lúmen.

As luminárias de emergência comuns geralmente têm autonomia de 5 a 6 horas com bateria de chumbo, que descarrega com facilidade e precisa de manutenção a cada 3 meses para recarga. Já o modelo da linha Extreme LED vem com um exclusivo controle de carga que dispensa a manutenção periódica da bateria. Desta forma, para garantir luz em casos de apagões de energia, eliminando o risco da vela, é só manter a luminária de emergência plugada.


Projeto de internacionalização do setor luminotécnico inicia planejamento

A Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) são parceiras na promoção internacional do setor de iluminação, desde 2011. Os resultados dessa parceria têm se mostrado positivos, especialmente em 2013, quando houve o aumento do valor exportado pelo grupo de indústrias participantes do Lux Brasil – programa de promoção de exportações, cuja meta é inserir a indústria nacional de iluminação no cenário internacional.

O Projeto Lux Brasil iniciou o planejamento estratégico para internacionalização do setor, no qual todas as empresas interessadas em ampliar seus negócios internacionais e aperfeiçoar a sua competitividade participaram na definição dos mercados-alvo para os próximos dois anos. Foram eleitos como países prioritários a Alemanha, Arábia Saudita, Chile, Estados Unidos, Reino Unido e Peru.

A partir de agora, serão elaborados os planos de ação para o Lux Brasil nos próximos dois anos, utilizando diferentes estratégias, tais como inteligência comercial, prospecções, ações de capacitação, inovação, competitividade etc. O projeto também contará com uma assessoria de inteligência comercial para a criação do plano de internacionalização do setor de iluminação.

De acordo com a nova gerente do Projeto Lux Brasil, Daniela D. Felipe, a participação das empresas nessa fase é fundamental para melhor definir o direcionamento das ações e alcance de todas as expectativas das integrantes do Programa. A capacitação, o desenvolvimento de novos produtos e a promoção comercial estão entre os principais itens a serem trabalhados pelo grupo.


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