Quatro cuidados básicos que garantem a durabilidade e a eficácia das lâmpadas LED

Gerando uma economia de até 80% em relação ao consumo de modelos tradicionais, as lâmpadas de LED estão cada vez mais presentes no mercado. De acordo com a equipe da Blumenau Iluminação, empresa especializada no segmento, o LED tem durabilidade de pelo menos 25 mil horas.

Para isso, é preciso seguir alguns cuidados, que trazem não só durabilidade, mas eficiência aos produtos, conforme aponta Rafael Pereira, analista de produtos da Blumenau Iluminação. Confira quatro deles:

- Opte por produtos certificados: a partir desse ano, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) tornou obrigatória a certificação da entidade para a venda de lâmpadas de LED no País. “Essa é uma segurança para o consumidor, que sabe que estará comprando um produto com procedência garantida. Qualquer modelo, mesmo que importado, precisa passar por testes de qualidade”, explica o analista.

- Evite deixar o espaço fechado por muito tempo: a falta de circulação de ar faz com que o calor não se dissipe, diminuindo a vida útil da lâmpada. O ideal, de acordo com fonte, é deixar portas e janelas abertas pelo menos por algumas horas diariamente.

- Evite exposição à maresia ou umidade: mesmo em locais que não fiquem fechados, a umidade pode ser um grande empecilho para a vida útil da lâmpada. “No caso de utilização em ambientes ao ar livre, que peguem chuva ou estejam expostos à maresia, a dica é utilizar luminárias com cúpulas como pendentes e arandelas, que ajudam a proteger a lâmpada”, indica Pereira.

- Sem obstáculos: especialmente com os spots de LED, é importante que eles sejam posicionados longe de barreiras que impeçam a propagação de luz.  Paredes, objetos ou cortinas que atrapalhem a iluminação deixam a peça menos eficiente.

Comments are closed.

Powered by Wordpress | Designed by Elegant Themes